GRACIEMAG #169: Anderson e a lição fundamental

Share it

Em sua estreia no vale-tudo, Anderson Silva perdeu diante de seus amigos, alunos e torcida. A derrota para Luisinho Azeredo, no Meca 1, em 2000, não mudou a vida de Anderson. Ou mudou?

Depois de quase ter pendurado as lutas em 2003 para ganhar a vida dando aulas de Jiu-Jitsu e muay thai para a garotada em Curitiba, Anderson levantou os punhos e continuou treinando. Hoje, é o lutador brasileiro que mais aparece na TV, nas revistas e jornais.

No jornal “O Globo” de hoje, por exemplo, a coluna “Gente boa” informa que o faixa-preta tem cinco filhos e acaba de fazer vasectomia, que é o atleta brasileiro que mais se valorizou neste ano etc.

Mas qual é a lição fundamental de Anderson? O que sua carreira ensina e pode mudar a sua forma de lutar, leitor? Bem, isso só na GRACIEMAG deste mês.

Uma das lições fundamentais do Jiu-Jitsu é: como aprender a se levantar? No “Manual da superação”, feras como Pablo Popovitch, Rominho Barral, Braga Neto, Michael Langhi, Xande Ribeiro e Lucio Lagarto desfilam experiências, percepções e dicas preciosas. Para completar o manual, GRACIEMAG analisou as (poucas) derrotas de Roger Gracie, para tirar as principais lições dos insucessos do melhor lutador da atualidade. Onde ele errou, você não precisa errar mais.

p_56

Mas a edição não para por aí, e tem mais um importante carro-chefe. Uma das principais reportagens desta edição é a cobertura detalhada do Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF, que consagrou Serginho Moraes e quebrou novos recordes na arte suave. Se você estava lá ou não, vai querer rever tudo que rolou, tanto na faixa-preta como nas demais, numa reportagem fartamente ilustrada.

p_24

E a revista continua buscando algumas respostas para o leitor. Quantos faixas-pretas há no mundo? Como você pode melhorar sua malhação fazendo uso de uma singela toalha? O que todo faixa-branca precisa saber para evoluir no tempo certo?

Outra pergunta acabou gerando a seção BATE-PRONTO. Qual a chance de alguém chegar à faixa-preta e, logo na estreia, superar um campeão mundial? Ary Farias cometeu esse ato insano, e graças ao feito ganhou seu espaço numa das seções mais valorizadas da revista. Fã e velho amigo do campeão do Strikeforce Ronaldo Jacaré, ele conta o que passou até chegar ao topo do Europeu de Jiu-Jisu, o que faz de diferente nos treino e o que pretende a partir de agora. De quebra, ainda defende a profissão de lutador de Jiu-Jitsu e tenta responder outra pergunta frequente: como nasce um campeão?

p_12

No PLANO DE AULA, Comprido soluciona outros enigmas vitais, como escapar do estrangulamento certo quando seu oponente já está grudado nas suas costas. Preciosidade única.

p_64

E ainda: todos querem Wand x Belfort, 15 lanches da Dieta Gracie direto do baú de mestre Carlos, mais uma série da Ginástica Natural e os clássicos aguardados no Pan e no World Pro de Abu Dhabi. Na ANTOLOGIA, Werdum x Rolles Gracie.

p_36

Não acabou. Tem ainda a NOCAUTE, que apresenta o melhor do MMA como recheio de sua GRACIEMAG. Este mês, curta os últimos instantes de Fedor Emelianenko como o lutador mais temido do mundo, e encare Wanderlei Silva numa entrevista sincera onde o ex-campeão dá dicas para Roger e Ronaldo Jacaré se transformarem em mitos dos ringues.

p_41

p_52

“Não há necessidade de eles ficarem lá parados em pé soltando pancada, trocando socos, se eles podem apertar os caras no chão”, surpreende Wand. Vai perder o que mais ele diz?

Garanta já sua nova GRACIEMAG em casa, clicando aqui.

Ler matéria completa Read more