Em sua estreia no vale-tudo, Anderson Silva perdeu diante de seus amigos, alunos e torcida. A derrota para Luisinho Azeredo, no Meca 1, em 2000, não mudou a vida de Anderson. Ou mudou?
Depois de quase ter pendurado as lutas em 2003 para ganhar a vida dando aulas de Jiu-Jitsu e muay thai para a garotada em Curitiba, Anderson levantou os punhos e continuou treinando. Hoje, é o lutador brasileiro que mais aparece na TV, nas revistas e jornais.
No jornal “O Globo” de hoje, por exemplo, a coluna “Gente boa” informa que o faixa-preta tem cinco filhos e acaba de fazer vasectomia, que é o atleta brasileiro que mais se valorizou neste ano etc.
Mas qual é a lição fundamental de Anderson? O que sua carreira ensina e pode mudar a sua forma de lutar, leitor? Bem, isso só na GRACIEMAG deste mês.
Uma das lições fundamentais do Jiu-Jitsu é: como aprender a se levantar? No “Manual da superação”, feras como Pablo Popovitch, Rominho Barral, Braga Neto, Michael Langhi, Xande Ribeiro e Lucio Lagarto desfilam experiências, percepções e dicas preciosas. Para completar o manual, GRACIEMAG analisou as (poucas) derrotas de Roger Gracie, para tirar as principais lições dos insucessos do melhor lutador da atualidade. Onde ele errou, você não precisa errar mais.
Mas a edição não para por aí, e tem mais um importante carro-chefe. Uma das principais reportagens desta edição é a cobertura detalhada do Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF, que consagrou Serginho Moraes e quebrou novos recordes na arte suave. Se você estava lá ou não, vai querer rever tudo que rolou, tanto na faixa-preta como nas demais, numa reportagem fartamente ilustrada.
E a revista continua buscando algumas respostas para o leitor. Quantos faixas-pretas há no mundo? Como você pode melhorar sua malhação fazendo uso de uma singela toalha? O que todo faixa-branca precisa saber para evoluir no tempo certo?
Outra pergunta acabou gerando a seção BATE-PRONTO. Qual a chance de alguém chegar à faixa-preta e, logo na estreia, superar um campeão mundial? Ary Farias cometeu esse ato insano, e graças ao feito ganhou seu espaço numa das seções mais valorizadas da revista. Fã e velho amigo do campeão do Strikeforce Ronaldo Jacaré, ele conta o que passou até chegar ao topo do Europeu de Jiu-Jisu, o que faz de diferente nos treino e o que pretende a partir de agora. De quebra, ainda defende a profissão de lutador de Jiu-Jitsu e tenta responder outra pergunta frequente: como nasce um campeão?
No PLANO DE AULA, Comprido soluciona outros enigmas vitais, como escapar do estrangulamento certo quando seu oponente já está grudado nas suas costas. Preciosidade única.
E ainda: todos querem Wand x Belfort, 15 lanches da Dieta Gracie direto do baú de mestre Carlos, mais uma série da Ginástica Natural e os clássicos aguardados no Pan e no World Pro de Abu Dhabi. Na ANTOLOGIA, Werdum x Rolles Gracie.
Não acabou. Tem ainda a NOCAUTE, que apresenta o melhor do MMA como recheio de sua GRACIEMAG. Este mês, curta os últimos instantes de Fedor Emelianenko como o lutador mais temido do mundo, e encare Wanderlei Silva numa entrevista sincera onde o ex-campeão dá dicas para Roger e Ronaldo Jacaré se transformarem em mitos dos ringues.
“Não há necessidade de eles ficarem lá parados em pé soltando pancada, trocando socos, se eles podem apertar os caras no chão”, surpreende Wand. Vai perder o que mais ele diz?
Garanta já sua nova GRACIEMAG em casa, clicando aqui.