Gilberto Gil, Gustavo Kuerten, Fernando Henrique Cardoso e grande mestre Helio Gracie.
As quatro ilustres figuras foram os brasileiros eleitos, pelo Biography Channel, para mostrar um pouco da cara do país. Cada um um ganhou um programa especial de uma hora no canal de TV, em faixa nobre, às 21h.
Depois do cantor e ex-ministro Gil (exibido domingo passado), do campeão de tênis Guga (13 de setembro) e do intelectual ex-presidente FHC (em outubro), Helio terá sua vida contada no último episódio da série, em novembro, num domingo a ser definido. O canal A&E reprisa o programa no próprio dia, às 23h.
“Queríamos nomes que não só representassem o Brasil para os brasileiros, mas que também tivessem relevância internacional”, explicou o diretor geral da série, Rodrigo Astiz, em entrevista à “Revista da TV”, no jornal “O Globo”. O programa é produzido pela Mixer.
Segundo o jornal “O Estado de São Paulo”, o programa “Biografia: Helio Gracie” vai mostrar a vida do “patriarca da família que virou símbolo do Jiu-Jitsu brasileiro e revolucionou o esporte em todo o mundo.”
“Essa homenagem a Helio Gracie, morto há quase dois anos, só prova que uma pessoa só morre quando a gente para de falar dela”, disse Kyra Gracie, sobrinha-bisneta do mestre, citada pelo jornal paulista. “Helio não criava lutadores, e sim seres humanos.”
O Biography Channel é transmitido hoje por diversas operadoras, menos a Net, maior do país, e a Sky. O canal anunciou que está negociando espaço com as duas operadoras. O Biography faz parte do grupo da HBO que administra outros três canais na América Latina: The History Channel, E! e A&E.