O mês de novembro tem sido importante para a IBJJF e para o Jiu-Jitsu.
A entidade máxima do esporte expandiu e divulgou as regras do Jiu-Jitsu em três continentes diferentes, pelas mãos de embaixadores que sabem tudo do apito.
Diretor de arbitragem da IBJJF, Alvaro Mansor ensinou as regras e regulamentos do Jiu-Jitsu em Melbourne, Austrália, enquanto o juiz e nosso GMA André Terêncio viajou para a Coréia do Sul, onde ministrou uma clínica de arbitragem, além de coordenar os árbitros numa competição naquele país.
Recebido por Seung-jae Marc Lee, presidente da confederação local, André foi o grande homenageado do evento em Seul. “Foi uma oportunidade incrível. Eu vi um filme passar em minha mente, onde lembrei da minha infância, de onde eu vim, quem eu sou. Pensei em minha família e como eles estão orgulhosos de mim hoje. Agradeço a todos da IBJJF por seu incrível trabalho, uma equipe da qual tenho orgulho de fazer parte “, comentou ele com o GRACIEMAG.com.
Muzio de Angelis, por sua vez, levou seus conhecimentos de arbitragem para Helsinque, na Finlândia. Um dos principais árbitros da IBJJF, Muzio comandou as atividades e também foi o observador da entidade durante o BJJ Finnish Open 2011, que rolou nos dias 19 e 20 de novembro.
“O curso de regras na Finlândia superou as minhas expectativas, por contar com muita gente interessada no Jiu-Jitsu. Os finlandeses são muito ligados, e junto com os poloneses são alguns dos mais duros europeus no esporte. Foi gratificante, e a ideia da IBJJF é realmente divulgar o Brazilian Jiu-Jitsu por todo o mundo”, disse Muzio.