GRACIEMAG.com comentou nesta semana a maratona de Ronaldo Jacaré e Roger Gracie. No dia 10 de setembro, ambos vão estar em ação no Strikeforce, nos Estados Unidos. Pouco depois, nos dias 24 e 25, as feras entram em cena no ADCC, na Inglaterra. Sobre a possibilidade de não estar em ação no torneio de lutas agarradas, seja pelas dificuldades na preparação ou no desgaste no MMA, Jacaré descarta totalmente. Ele garante aparecer para a superluta contra Bráulio Estima.
“Sem chances de acontecer, meu oponente pode esperar por mim”, afirma.
“Acho que o curto espaço entre os desafios não atrapalha. O que pode me atrapalhar é o fato de não lutar Jiu-Jitsu e submission há bastante tempo, já que hoje minha prioridade é o MMA”, completa o faixa-preta.
Sobre a preparação para os dois desafios, Jaca diz que antes se preocupa com Luke Rockhold, o desafiante pelo cinturão do Strikeforce.
“Me preparo primeiro para a disputa do cinturão e, depois, vou fazer alguns ajustes nos Estados Unidos, farei alguns treinos de Jiu-Jitsu na academia do Fabrício Werdum.”
Se o veremos usar mais o Jiu-Jitsu no cage devido aos aprontos para o ADCC, o lutador não vê diferença. Apesar de ter optado pela trocação em algumas lutas, a arte suave segue em primeiro plano, como na última vitória, em que finalizou com um mata-leão.
“Sempre busco mais o Jiu-Jitsu, mas meus adversários buscam menos e isso dificulta o processo de usar mais o chão no MMA. O que posso fazer é treinar cada dia mais para colocar meu jogo em prática”, encerra.