Antes do Mundial 2010 a dúvida era sobre quem seria o primeiro tricampeão mundial absoluto de Jiu-Jitsu. O primeiro a conquistar o bi foi Amaury Bitetti. Depois vieram Rodrigo Comprido, Marcio Pé de Pano, Ronaldo Jacaré, Xande Ribeiro e Roger Gracie.
Bitetti se aposentou, Comprido hoje se dedica mais à carreira de treinador e Jacaré ao MMA. Pé de Pano lutou o Mundial, mas deixou o absoluto de lado. Sendo assim, a briga estava apenas entre Roger e Xande. Melhor para o Gracie, que viu Xande ser derrotado pelo companheiro Rômulo Barral na semifinal. Para completar, Rominho se contundiu e Roger nem precisou lutar a decisão, o que não tira o brilho da conquista.
É o melhor lutador de todos os tempos”, Pé de Pano
De olho nos feitos do antigo adversário, o bicampeão Ronaldo Jacaré não deixa de elogiar.
“Achei que ele foi perfeito, ganhou de todos e com sobras. Mostrou que atualmente é o número 1 do Jiu-Jitsu”, comenta Jaca.
Marcio Cruz, o Pé de Pano, também ficou impressionado com a performance do Gracie no Mundial.
“É fácil falar dessa fase do Roger, porque ele não dá nem espaço para dizer o contrário. Na verdade, para mim, ele é o melhor lutador de todos os tempos. Fiquei impressionado com a evolução dele. É um Jiu-Jitsu simples, mas eficiente demais. Pelo que eu vi lá, é impossível de ser parado. Como disse, é o melhor lutador de todos os tempos.”
Primeiro bicampeão, em 1997, Bitetti finalmente foi ultrapassado. Nada que aborreça.
“Acho que esse recorde está muito bem representado com o Roger. Um cara com o tamanho dele e a técnica que ele tem é muito difícil de ser parado. Acho que veio o tri e vem o tetra, o penta… Ele tem tudo para continuar ganhando e é o grande representante da família Gracie hoje”, elogia.