O segundo Mundial Master & Senior ocorre sábado e domingo, na Pirâmide de Long Beach, na Califórnia, onde os veteranos mais duros do Jiu-Jitsu vão entrar em ação. Daniel Beleza, da SAS Team, está escalado para buscar o título no master pluma no evento da IBJJF.
Em conversa com GRACIEMAG, o cearense falou sobre sua campanha no Mundial adulto e deixou boas lições para você aperfeiçoar suas raspagens.
GRACIEMAG: O que você tirou de lições do Mundial 2013 para levar para este campeonato no fim de semana?
DANIEL BELEZA: No Mundial adulto fui bem, venci o Guilherme Mendes nas quartas de final, e ele era o cara a ser batido. Porém, não levei o título, mas saí com grande aprendizado. Para vencer um Mundial é preciso não pensar em quem você vai enfrentar, e sim cair para dentro, imprimir o jogo e não errar. Então nem estou estudando meus adversários, estou estudando o Jiu-Jitsu agora. Faço treinos para deixar o quadril solto e meu jogo mais movimentado.
Competir é evoluir?
Com certeza a competição é uma grande forma de evolução, na parte técnica e mental. Só existe Jiu-Jitsu onde há desafio Na pressão das competições, muitas vezes descobrimos o melhor em nós mesmos e saímos fortalecidos.
Está ansioso por algo nesta competição de veteranos?
Olha, estou me sentindo bem fisicamente. Minha alimentação está regrada, estou comendo nos horários certos. Besteiras não entram no meu cardápio. Estou ansioso para participar desta grande festa do Jiu-Jitsu, que reúne grandes nomes da modalidade. Tenho grandes chances de levar esse título.
Que dica você deixa para quem gosta de raspar no Jiu-Jitsu?
É muito importante que cada praticante de Jiu-Jitsu comece a entender mais os movimentos utilizados por baixo. Na guarda as pegadas são muito importantes, não acredite só nos seus pés defendendo a passagem. Para raspar bem você deve aliar seus pés e pegadas. Feito isso, fica a seu critério armar a sua própria raspagem. Repetir a posição é essencial para um trabalho de guarda ser produtivo. Raspe sempre para os dois lados. Faça um treino de guarda para finalizar, outro para raspar e pontuar. Peço para os alunos armarem a guarda De la Riva e evitar ao máximo a passagem. Quem estiver por baixo tem de raspar ou pegar e o de cima passar, com um tempo estipulado. Ajuda muito a desenvolver a guarda