O Campeonato Rio Open de Jiu-Jitsu 2013 terminou neste domingo, dia 28 de julho, no Rio. Os faixas-pretas foram coroados e o público presente recebeu um banquete de Jiu-Jitsu. Leandro Lo e Luiza Monteiro, da Cícero Costha, foram os grandes nomes da competição, conquistando o cobiçado ouro tanto peso quanto absoluto.
O quinto dia foi dedicado apenas aos faixas-pretas adultos, masters e sêniors. Pelos galos, Felipe Costa (Brasa) brilhou novamente, desta vez pegando as costas de Igor Rodrigues (Checkmat) na final e abrindo um grande sorriso após beliscar o ouro.
Pelo peso-pluma, o baixinho José Tiago (Cícero Costha) encarou Leandro Silva (Checkmat) numa final bem estudada. Após abrir 14 a 0, o pupilo de Cícero Costha apertou o braço de Leandro no armlock para comemorar a vitória.
Entre os penas, os donos de ótimos triângulos Leonardo Saggioro (BTT) e Isaque Paiva (Saikoo) entraram em rota de colisão na final. Os dois faixas-pretas começaram puxando, e logo depois Leonardo subiu. Paiva dominou as pegadas, mas não conseguiu aplicar finalizações ou raspagens. Quase no fim da luta, o atleta da BTT tentou passar, mas o tempo acabou. Saggioro conquistou a vitória na decisão dos árbitros.
No peso leve, Claudio Caloquinha (Gracie Barra) e AJ Agazarm (Gracie Barra) começaram bem agitados. Claudio puxou para guarda, dominou as pegadas e aplicou uma kimura justa em AJ, porém o americano resistiu e não bateu. A galera foi a loucura. AJ tentou passar, mas Caloquinha defendeu bem e continuou atacando. No fim, o mineiro saiu vitorioso por três vantagens.
No peso médio, Leandro Lo (Cícero Costha) e Alan Finfou (Checkmat) foram conquistando seu espaço desdo inicio da chave, e no fim de tarde decidiram a final. O embate começo a mil por hora, com Finfou aplicando uma queda em Lo, que devolveu com uma raspagem. Depois, o paulista foi para cima e quase pegou as costas, mas no final a vitória veio no armlock.
Na divisão meio-pesado, Felipe “Preguiça” Pena (Gracie Barra) e Rodrigo Fajardo (Gracie Barra) mediram forças na disputa pelo ouro. Terceiro colocado no absoluto, Felipe começou raspando e começou a dominar as pegadas para passar. Nas primeiras tentativas Rodrigo defendeu, mas não por muito tempo. Antes do fim da luta, Preguiça conseguiu passar e anotou 7 a 0.
Nos pesados, Leonardo Maciel (GFTeam) derrubou André Bastos (Nova União) e depois evitou as tentativas de raspagens para comemorar o ouro com a torcida no ginásio. A GFTeam subiu no lugar mais alto do pódio também no pesadíssimo, com Ricardo Evangelista e Igor Silva.
No superpesado, João Gabriel Rocha (Soul Fighters) foi impecável. No sábado ele havia estrangulado quatros oponentes no absoluto e no peso não foi diferente. Na disputa pelo ouro, João apertou o pescoço de Grimaldo Filho (GFTeam). Depois, correu para comemorar com a família e amigos, que compareceram em peso ao Tijuca Tênis Clube.
Leandro Lo vence João Gabriel na final do absoluto faixa-preta
Depois do Jiu-Jitsu refinado mostrado nas categorias, a disputa final do absoluto era bastante aguardada com João Gabriel Rocha e Leandro Lo. O duelo foi bastante pegado, com Lo bloqueando as passagem de guarda de João. Leandro tentou raspar e ganhou uma vantagem. Com isso, João voltou com tudo para tentar passar, mas não conseguiu. O aluno de Cícero Costha conseguiu segurar o placar até o final e foi o grande campeão.
Luiza Monteito conquista peso e absoluto no feminino
Entre as mulheres, Luiza Monteiro (Cícero Costha) foi o grande nome. Primeiro ela carimbou o nome no peso leve ao bater Renata Pimentel (SAS) por 4 a 0. Depois enfrentou Vanessa Oliveira (GFTeam), campeã do médio, na final do aberto. Vanessa puxou e raspou, mas Luiza não se abalou e devolveu a raspagem. Perto do fim, Luiza superou a guarda-aranha de Oliveira e passou para garantir o ouro. A faixa-preta voltou para casa com duas medalhas.
No feminino pluma, Michelle Tavares (Nova União) e Angélica Vieira (Atos) fecharam. Juliana Nogueira (BTT) fez 18 a 0 em Aline Coelho (Felix JJ) para vencer no pena. No pesado, Luzia Fernandes (GB) superou Talita Treta (Ryan Gracie) por duas vantagens.
Confira todos os resultados, clicando aqui.
Por equipes os resultados foram:
1. GF Team – 146
2. Gracie Barra – 111
3. CheckMat – 90