Em dezembro, Romulo Barral embolsou 5 mil dólares ao vencer a IBJJF Pro League, depois de superar o amigo Otavio Sousa e André Galvão. O professor da Gracie Barra mal teve tempo de comemorar, pois os treinos não podiam parar. A meta? Conquistar seu primeiro título europeu, em Lisboa, no fim deste mês de janeiro.
Conversamos com o mineiro radicado na Califórnia sobre seus treinos para o campeonato da IBJJF. Confira!
GRACIEMAG: Já está na ponta dos cascos para o Europeu em Lisboa?
ROMULO BARRAL: Estou pronto e muito feliz de participar do meu primeiro Europeu. Vamos em busca do primeiro título em Lisboa. Minha preparação está sendo feita desde a Pro League, não parei no Natal nem no Ano Novo. Estou com um time forte na minha academia, consegui montar uma equipe de competição muito boa. Treino todos os dias com meus alunos e meus companheiros. Estou com vários faixas-pretas da Gracie Barra treinando comigo, como o Rodrigo Freitas, Bruno Antunes, Lucas Rocha, Otavio Sousa, Rafael Tinoco e o Magidinho, além dos meus faixas-pretas Cristian Belo, Larry Scot, Ben Saloman. Todos eles me ajudam, e ainda tenho meu preparador físico Leo Frincu.
Chegou a olhar quem está dentro do meio-pesado? Já sabe quem deve ser o maior obstáculo rumo ao ouro?
Ainda não olhei a categoria para não ficar nervoso. Mas tenho certeza de que vai ser só pedreira.
Qual é a sua grande meta para 2013?
Como atleta, participar de todos os principais campeonatos de Jiu-Jitsu. Como treinador, ajudar meu time e meus alunos a se preparar da melhor forma possível. Meu objetivo maior em 2013 é lutar pelo meu quarto título mundial na faixa-preta, e também pelo inédito ouro absoluto mundial.
Como você definiria o estilo Rominho Barral no Jiu-Jitsu?
É um estilo ofensivo o tempo todo. Gosto de jogar para a frente, tanto fazendo guarda como passando.
http://www.youtube.com/watch?v=I5njOYaFdvw