Como em todos os Campeonatos Mundiais, a escolha da categoria é uma estratégia cuidadosa. Muitos faixas-pretas optam por lutar em categorias abaixo do seu peso ou até na divisão acima. O sacrifício, portanto, pode começar mesmo antes do primeiro dia de competições.
Para o Mundial da IBJJF em 2014, em Long Beach, na Califórnia, o guardeiro João Miyao escolheu descer para o peso-galo, em vez de tentar fechar a categoria pluma com seu irmão Paulo. Em conversa com a repórter Erin Herle, o aluno de Cícero Costha comentou a mudança de categoria.
“Eu sou leve e acho que posso descer para os galos sem muitos problemas”, disse ele, que vai frequentar uma categoria dominada, desde 2007, pelos astros Bruno Malfacine (Alliance) e Caio Terra (Caio Terra). Será que isso pode intimidar o garoto de 23 anos? Não. Miyao só quer cumprir sua meta: “Eu só quero ganhar mais e mais no Jiu-Jitsu, até que eu não possa lutar mais”, concluiu.
Não perca a chance de lutar o Mundial de Jiu-Jitsu, visite o site oficial da IBJJF e confirme seu nome, aqui. As inscrições vão até o dia 19 de maio, ou quando a lotação de atletas for atingida, portanto é bom se apressar.
E você, leitor, o que acha da ida de João Miyao para o peso-galo? Ele é um dos favoritos para ir à final? Comente com a gente.