Travis Stevens agora é faixa-preta de Jiu-Jitsu. Suas conquistas como faixa-preta no judô lhe renderam muitos títulos de prestígio, tornando-o um dos melhores atletas do mundo na modalidade. Agora, o casca-grossa também ostenta na cintura a preta de Jiu-Jitsu, depois de ser promovido por John Danaher na Renzo Gracie Academy em Nova York, em 19 de novembro.
Travis Stevens testou suas habilidades contra faixas-pretas na Copa Pódio enquanto ainda era marrom, em setembro, e ficou a uma vitória de pisar no pódio do GP dos médios. Seu desempenho foi semelhante, mais recentemente, no GP da World Jiu-Jitsu Expo, também contra faixas-pretas.
Travis, bom guardeiro e passador, comentou a sobre a graduação:
“Eu nem devia estar com a preta agora. É engraçado que o único motivo de eu a ter é ter perdido o meu voo para Abu Dhabi. Estou muito feliz de ter recebido a minha faixa-preta de John Danaher e Renzo Gracie, não há mais ninguém de quem eu aceitaria recebê-la. Eu me inspiro nesses caras de verdade, e espero um dia estar no nível deles. Eu sinto que, depois de receber a minha preta, a minha jornada no Jiu-Jitsu começou pra valer. Eu nunca entendi a necessidade de competir como marrom ou roxa, especialmente no Mundial ou no Pan, porque você não pode ser campeão mundial sem a preta. Mas, agora que tenho minha nova graduação, posso começar a enfrentar os melhores que o Jiu-Jitsu tem a oferecer, e estou pronto para o desafio, e animado para prová-lo. Este é só o começo!”