Após nove temporadas na NBA, o habilidoso LeBron James chegou enfim ao cobiçado troféu de campeão do melhor basquete do mundo, com a equipe do Miami Heat. Na presença dos irmãos Valentes, professores de Jiu-Jitsu convidados para festejar o título, o supercraque de 27 anos compartilhou ensinamentos interessantes sobre como perseverar, ajustar detalhes e alcançar a vitória.
1. Eliminar as frescuras
Jovem e brincalhão, LeBron e seus companheiros do Miami Heat foram acusados de perder o título do ano passado por perder o foco, ao provocar o pivozão alemão do Dallas Mavericks, Dirk Nowitzki. Este ano, LeBron não quis saber de brincadeiras, polêmicas ou gestos supérfluos. Largou inclusive o seu Twitter, ficou apenas mergulhado em livros entre um jogo e outro e, concentrado, arrasou o Oklahoma City Thunders por 4 jogos a 1, com atuações soberbas.
2. Amor ao que faz
O medalhista de ouro em Pequim-2008 disse que a cobrança por um título o fez desviar do caminho certo. “Passei a jogar para provar algo para os críticos, eu jogava com raiva. Mas isso não funciona, eu sempre joguei por amor. Voltei a jogar com paixão e meu jogo fluiu”, disse ele, ainda na quadra.
3. Tomar decisões difíceis
LeBron disse que sair do Cleveland Cavaliers para formar um time experiente em Miami foi a decisão mais difícil. Concorde ou não com seu gesto, aprenda que a vida de um atleta/lutador é recheada de decisões duras, conversas chatas e situações não tão agradáveis. Não as deixe acumular, decida-se.
4. Não ao egoísmo
LeBron admitiu que a provocação que mais o incomodou até hoje era ser chamado de “egoísta” no meio de um esporte de equipe. A luta é um esporte individual, mas não individualista. Um atleta ou pessoa egoísta não é capaz de trabalhar em prol do desenvolvimento da equipe e do crescimento pessoal e técnico dos colegas. Com isso, ele afunda junto depois de um tempo.