Segundo Robert Drysdale na GRACIEMAG deste mês, dois aspectos diferenciam o lutador de Jiu-Jitsu dos demais praticantes de artes marciais: a guarda e o ataque nas costas.
Ou seja, se você quer ser um praticante de arte suave cada dia mais completo, precisa dominar o controle das costas, uma área que, por sinal, dificilmente o oponente consegue esconder.
E como chegar lá? Bem, enquanto você garante sua revista de Jiu-Jitsu favorita para descobrir, o GRACIEMAG.com dá uma ajudinha aqui também.
Por exemplo, como finalizar nas costas após puxar para a meia-guarda? O segredo está em você não ligar para a pressão do rival, e ditar o ritmo da luta. É o que ensina hoje o professor Vinicius Canevari.
“A primeira coisa a fazer é pegar a lapela direita do adversário com a mão direita e passar para a mão esquerda, fugindo o quadril para fora”, diz Canevari.
“O detalhe para não perder as costas é manter o cotovelo colado nas costas travando o adversário. Depois, abra a meia-guarda, e passe a perna esquerda por cima da perna do adversário que está dentro da meia-guarda. Saio o quadril e encolho minha perna direita e giro para as costas”, conclui o popular Magoo.
Quer dominar de vez os conceitos e técnicas da arte de pegar as costas e não perder mais a luta? Garanta sua GRACIEMAG nas bancas, ou assine aqui!