Uanderson Ferreira estreou na faixa-preta com desempenho memorável no London Open, disputado no último fim de semana, na capital inglesa. Graduado apenas há duas semanas pelo GMI Marcio Carreira após o ouro duplo no Europeu 2023 na marrom, Uanderson provou que pertence à nata do Jiu-Jitsu.
O atleta de 22 anos finalizou duas das três lutas que disputou no meio-pesado para sagrar-se campeão. Uanderson bateu Erick Souza, Jansen Gomes e Faris Ben-lamkadem para faturar a medalha de ouro.
O representante da Carlson Gracie Team teve pela frente Erick Souza nas quartas de final e não tomou conhecimento do adversário. Uanderson derrubou, pegou as costas e usou a gola do kimono para estrangular.
Uanderson mediu forças na semifinal contra Jansen Gomes, que posteriormente se tornaria campeão absoluto do torneio, e mostrou sua tenacidade para conseguir a vitória sobre o atual campeão europeu da divisão. Ferreira, que tem as quedas como uma de suas principais armas, catou a perna de Jansen e derrubou o lutador da Checkmat no single-leg para marcar 2 a 0 e garantir o triunfo. Gomes tentou revidar a queda em outras oportunidades, porém, Uanderson defendeu as investidas do oponente.
A joia carioca precisou de menos de dois minutos para apresentar sua cartilha letal a Faris Ben-lamkadem, aluno de Roger Gracie, na final. Uanderson atacou no armlock no momento em que Faris se ajustava na guarda one-leg e forçou a desistência do adversário.
Confira, no vídeo a seguir, a finalização de Uanderson Ferreira sobre Faris Ben-lamkadem na final do meio-pesado do London Open 2023.