Atual bicampeão mundial peso leve pela IBJJF, o faixa-preta Leandro Lo está numa fase devagar de treinos. Um dos motivos disso foi não ter recebido o aguardado convite para participar do ADCC em Pequim, marcado para 19 e 20 de outubro.
Lo, que vem de vitória no Jiu-Jitsu sem kimono em cima de Claudio Calasans, na Copa Pódio, havia escutado pedidos de estar com seu passaporte em dia, e viu nisso uma sondagem de pessoas ligadas ao ADCC. Mas, no fim, o convite oficial não veio.
GRACIEMAG entrou em contato com o promotor do ADCC, o inglês Guy Neivens, para saber por que o lutador, muito querido pela nova geração de fãs, estava fora. Guy, tal qual os grandes técnicos de futebol da atualidade, não costuma falar de atletas não escalados, apenas dos convocados. Mas fez um breve comentário para esclarecer a questão: “Ocorre que, historicamente, jamais fez parte da política do ADCC convidar atletas por serem campeões de Jiu-Jitsu com kimono”.
Com isso, Lo, que de fato não participou da seletiva brasileira para o ADCC, está por enquanto fora, a não ser que algum fato novo ocorra.
Com isso, Leandro alterou a rotina na academia em São Paulo: “Agora estou treinando novamente com kimono, que é o que gosto mais de fazer. Mesmo assim, duas vezes por semana eu treino sem pano, até para ajudar o João Miyao, que vai com tudo para Pequim. Ele está rápido demais nos treinos”, elogiou o faixa-preta de Cícero Costha.
Lo já tem uma superluta (sem kimono) marcada para novembro, contra seu ídolo Romulo Barral, na World Jiu-Jitsu Expo, em Long Beach. Antes disso, porém, ele já traçou seus planos a curto prazo para a carreira:
“Estou malhando como nunca fiz antes, para migrar de vez para o peso médio. Estou com 80kg e acho que a mudança vai ser boa. O objetivo com a subida de peso é lutar o absoluto numa forma melhor. Do jeito que ando fazendo, chego no campeonato tendo de perder peso e fazer dieta, e encarar os grandões assim fica ainda mais complicado. Gosto muito de lutar os absolutos, mas não quero apenas participar, quero entrar lá pensando em vencer. Decidi então subir de vez para o peso médio. Só vou pensar em retornar ao leve se começar a perder tudo [risos]”, pondera Lo.
E para você, amigo leitor? O fenomenal peso leve Leandro Lo vai ter o mesmo sucesso no peso médio a partir de agora?