Consagrado no Jiu-Jitsu mundial, o bicampeão absoluto Ronaldo Souza migrou de vez para o MMA a partir de 2005, e hoje é uma referência no peso médio da organização.
Jacaré, como é conhecido, chegou a conquistar o cinturão do evento ao bater Tim Kennedy, em agosto de 2010. Jaca defendeu o cinturão em duas lutas mas, acabou perdendo na segunda defesa de cinturão, para Luke Rockhold, em 2011.
Se o Strikeforce vem definhando a olhos vistos, com rumores fortes de que vai acabar em janeiro, Ronaldo Jacaré segue cada vez mais forte e treinado. Ele bateu um papo com o GRACIEMAG.com sobre seu próximo compromisso, contra Lorenz Larkin – possivelmente o último pelo Strikeforce.
GRACIEMAG.com: O que acha do Lorenz Larkin, Jaca?
RONALDO JACARÉ: Ele é um excelente trocador. E é muito completo nas outras áreas. Ele ia disputar o cinturão do Luke Rockhold, antes do Luke se machucar, então esse é o tipo de desafio que eu gosto – luta dura!
E os seus treinos no Rio de Janeiro, como estão?
Estou treinando muito forte. Estou afiando meu boxe com o Josuel Distak e o Cesário Bezerra, e a parte de wrestling está a cargo do Adrian Jaoude. A parte física, como sempre, está com o Rogério Camões. Os treinos estão intensos aqui na X-Gym, temos excelentes sparrings.
Você se sente com um pé no UFC? Como fica essa expectativa?
É uma sensação muito boa, pois meu objetivo sempre foi o de lutar lá, vamos aguardar. Realmente esta categoria tem excelentes lutadores no UFC, então eu me vejo fazendo grandes lutas com os melhores do mundo.
E tem vontade de lutar contra alguém em especial lá?
Meu objetivo no UFC será dar um passo de cada vez, fazer grandes lutas e dar um show para o público que curte MMA. Eu nunca fui de escolher adversário e muito menos de recusar luta. Quem eles colocarem lá para me enfrentar eu vou lutar.