O americano Muhammad Ali, a lenda do boxe, será submetido a novo tratamento contra o Mal de Parkinson, doença que vem debilitando sua saúde há décadas. A iniciativa é da empresa Brainstorm, de Israel, especializada em biotecnologia.
De acordo com o porta-voz da empresa, a filha do ex-pugilista, Rashida Ali, revelou que o pai está disposto a tentar o tratamento com células tronco. “A filha de Muhammad Ali contatou-nos após ouvir falar do nosso trabalho com células tronco adultas e assegurou que seu pai quer fazer parte dos testes que faremos”.
O tratamento, dirigido inicialmente a pacientes que sofrem de esclerose, pode ser ampliado para vítimas do mal de Parkinson, como o pugilista. Segundo a Brainstorm, os testes realizados com ratos contra a esclerose, incluindo o Parkinson, tiveram sucesso. O próximo passo é provar sua eficácia em seres humanos.
Muhammad Ali encerrou em 1981 sua carreira de campeão dos pesos pesados. Em 1984, teve diagnosticada a doença, que afeta gravemente sua capacidade de comunicação. Rumores dão conta de que os golpes sofridos pelo americano poderiam ter causado o Parkinson, mas isso nunca foi comprovado cientificamente.
Confira um vídeo campeão de audiência no YouTube com os grandes lances da carreira do lendário atleta.