Após lutar o Mundial 2009 na raça, lesionado, Roberto “Tussa” Alencar foi o grande nome do Mundial Sem Kimono 2009 (confira os resultados completos aqui).
O professor da Gracie Barra, que vinha de dois bronzes no absoluto em 2007 e 2008, começou o domingo sagrando-se tricampeão mundial no peso pesado, ao finalizar Marcel Louzado, da equipe campeã CheckMat, com um triângulo voador.
Na grande luta da noite, Tussa brilhou ainda mais, ao vencer Antonio Braga Neto (Gordo-Evolve) na final do absoluto, barrando o bicampeonato de Netão na categoria aberta.
Com não menos brilho, Marcelo “Uirapuru” Azevedo (Gracie Barra) e Bruno Bastos (Nova União) faturaram o bronze e fecharam o pódio do absoluto.
No feminino, a faixa-marrom recém-condecorada Hillary Williams (Westside) surpreendeu e faturou o peso médio e o absoluto.
Por equipes, a Checkmat BJJ venceu, com Gracie Barra em segundo e a academia de Lloyd Irvin em terceiro.
No adulto faixa-preta masculino, dificilmente um Mundial Sem Kimono verá novamente uma lista tão grande de estrelas no topo do pódio: Pablo Teixeira (galo), Caio Terra (pluma), Baret Yoshida (pena), Lucas Lepri (leve), Lucas Leite (médio), Rominho Barral (meio-pesado), Tussa (pesado), Braga Neto (super-pesado) e Josh Barnett (pesadíssimo) foram para casa com suas medalhas de ouro.
Já no Master, os times de nossos GMAs brilharam: Jorge Britto (absoluto), Carlos Francis (pesado), Maycon Carvalho (meio-pesado), Hermes França (médio) e Joel Tudor (leve) foram mais uma vez campeões.
Se você estava ligado no GRACIEMAG.com durante a semana, não se surpreendeu com os resultados finais, ou se surpreendeu?