A IBJJF vai organizar a disputa dos GPs dos Leves masculino e Peso Pesado feminino na sexta-feira 3 de março, em Austin, Texas. As chaves são integradas por nomes promissores da nova geração e atletas consagrados do Jiu-Jitsu. Os campeões das chaves serão premiados com um cheque de 10 mil dólares (coisa de R$ 52 mil hoje).
O evento também conta com a promoção de três superlutas com kimono, com destaque para o duelo entre Tainan Dalpra e Isaque Bahiense, que terá duração máxima de 30 minutos. Os confrontos entre Ronaldo Junior e Francisco Lo, além de Nathalie Ribeiro contra Janaína Lebre, completam os combates casados.
Ao todo, cada categoria conta com quatro lutadores no páreo. Johnatha Alves, Andy Murasaki, Carlos Henrique Costa e Elijah Dorsey vão colidir no GP dos Leves masculino. A disputa feminina, por outro lado, reúne quatro campeãs mundiais: Ana Carolina Vieira, Andressa Cintra, Melissa Cueto e Nathiely de Jesus.
Tricampeão do Pan (2020, 2021 e 2022), Johnatha Alves é o lutador mais experiente no GP dos Leves. O atleta da AOJ formado pelos irmãos Mendes já derrotou Andy Murasaki nas três oportunidades que se enfrentaram na faixa-preta e tem um estilo pragmático com poucas brechas. Ele é especialista no berimbolo e tem poderosos ataques nas chaves de pé.
O circuito competitivo de 2023 ainda está no começo, mas Andy Murasaki já mostrou que tem as credenciais para estrelar no primeiro escalão da categoria. O atleta da Atos sagrou-se campeão europeu após finalizar todos os adversários na competição, exceto o finalista Natan Chueng, superado por uma vantagem nos segundos finais. Se em Paris Murasaki bateu Chueng por uma módica vantagem, o roteiro não se repetiu no Chaance Spyder Korea ‘Road to Black Belt Final’, na Coreia do Sul. Andy derrotou Natan por 19 a 0 na final do GP até 75kg e deu continuidade à ótima fase.
Joia da Dream Art, Carlos Henrique Costa foi graduado à elite do esporte após brilhar na faixa-marrom, com a conquista dos títulos mundial e brasileiro. Em seu torneio mais importante na faixa-preta até o momento, Carlos Henrique levou a prata no Mundial Sem Kimono, em dezembro, ao ser derrotado pela pedreira Dante Leon na final por 2 a 0.
Elijah Dorsey foi escalado para o GP dos Leves às vésperas do evento em graças à saída de Samuel Nagai da competição. O atleta de Lloyd Irvin se destacou no Europeu 2023 e foi parado na semifinal ao ser derrotado pelo campeão Andy Murasaki. Dorsey reencontrará outro algoz no torneio. Trata-se de Carlos Henrique, que o derrotou na final do Mundial 2022, quando ambos ainda tinham a faixa-marrom amarrada na cintura.
O GP Peso Pesado feminino marca o retorno da tetracampeã mundial Nathiely de Jesus às competições. Nathiely se afastou das competições após o nascimento da filha, a pequena Laura, de um ano e três meses, e estará em ação pela primeira vez desde março de 2021.
Ela terá adversárias de alto calibre, caso da pentacampeã mundial Ana Carolina Vieira, que promete acirrar a disputa pelo título. Mel Cueto, que encerrou a temporada na segunda colocação do ranking geral da IBJJF no adulto feminino, e Andressa Cintra deixarão o torneio ainda mais acalorado.
Para você, estimado leitor: quem serão os campeões no evento de março?