Nosso GMI, o professor Leandro “Tatu” Escobar, à frente da escola Double Five, sediada no Rio de Janeiro, enumerou dez dicas fundamentais para quem está nos seus primeiros passos no Jiu-Jitsu. Confira abaixo:
1. Concentre-se nos fundamentos e no básico. Não tente aprender a “posição da moda”. Aprendendo e repetindo o básico, você vai criando um lastro técnico para sempre estar em dia com as posições chaves do Jiu-Jitsu, que mais à frente serão ferramentas não só para você aprender a “posição da moda”, mas como para ir além dela e dominar as posições mais avançadas com mais ajuste.
2. Aproveite os treinos com os lutadores mais experientes. Sempre que possível, treine com pessoas mais graduadas. Elas vão ajudar você a entender melhor as diferentes mecânicas dos movimentos, e de quebra mostrar falhas e buracos no seu jogo – e o melhor, como aperfeiçoá-los.
3. Repita, repita e repita os movimentos. Quanto mais o praticante de Jiu-Jitsu repetir e fazer drills, mais consciência corporal vai adquirir e mais fácil será o aprendizado e o desempenho dos treinos.
4. Faça sempre treinos específicos, focados numa posição em especial. Quanto mais você fizer treinos voltados para alguma situação ou posição, melhor será o entendimento e o ajuste da mesma.
5. Não desanime ou se frustre por ser finalizado. Ser finalizado mostra onde você está errando. O timing e o ajuste da defesa vêm somente depois de horas e horas sendo finalizado.
6. Tenha o hábito de tomar aulas particulares com o seu professor. Isso acelera o seu desenvolvimento, além de proporcionar uma atenção total para o seu jogo e suas dúvidas.
7. Não tenha medo de competir. Não é um bicho de sete cabeças, e cada vez que você competir, vai fazer o seu jogo e o seu entendimento sobre Jiu-Jitsu melhorarem mais do que qualquer experiência. Perder ou ganhar é só um detalhe, é a experiência que conta.
8. Priorize a técnica para buscar fazer o mínimo de força, evitando as lesões.
9. Preze a hierarquia, o respeito aos mais graduados e aos companheiros de treino. Humildade com os companheiros sempre.
10. Não ache que vai ganhar todos os treinos, pois existem dias bons e ruins na vida de qualquer lutador.