O professor Thiago Raposo, fera da Gracie Barra Asa Norte, em Brasília, levantou outro dia nas redes uma pertinente questão. Qual seria o mais temido inimigo dos praticantes de Jiu-Jitsu? “É a vaidade”, respondeu Thiago. “A pessoa soberba está fadada ao fracasso, em todos os esportes. E é uma falha evidente no aprendizado em qualquer arte marcial, que tem a humildade e o respeito como pilares”, completa o faixa-preta.
O professor Thiago Raposo destacou quatro pontos cruciais para pisar na vaidade e evoluir nos tatames:
1. Autoconhecimento
A vaidade é uma insegurança emocional. Como qualquer insegurança, ela sabota o campeão. E ainda vai contra todos os preceitos das artes marciais, como o fortalecimento, a confiança, o autoconhecimento e a correção dos próprios defeitos. Pense com humildade antes de agir ou se pronunciar.
2. Coragem
O vaidoso tem mais medo da derrota do que prazer na vitória. Não fuja dos desafios e deixe sua vontade de vencer superar os receios.
3. Consistência
O vaidoso sempre foge de treinos difíceis e procura apenas treinos mais tranquilos, onde a vitória será provável. Isso prejudica o aprendizado a longo prazo.
4. Paz interior
O vaidoso não se inscreve em torneios pois sabe que há possibilidade de derrota. E ele se acha tão poderoso que não pode passar pelo constrangimento de voltar sem medalhas para casa.