De acordo com o hábil e perseverante Paulo Miyao, uma das metas mais complexas na vida – esportiva ou não – é ser feliz agora, em vez de esperar que o amanhã traga felicidade.
Perguntamos a ele então se isso de certo modo não era contraditório na vida de um campeão mundial de Jiu-Jitsu, que desde cedo aprende a sofrer nos treinos físicos, ser paciente, mirar um futuro de glórias e aguentar o tranco no presente.
O exímio guardeiro então esclareceu:
“Ser feliz agora não significa não pensar no futuro ou viver de modo inconsequente. Significa viver de uma maneira aberta, sendo grato por tudo que você conseguiu. Isso independe se o que foi traçado ou planejado para sua vida deu certo ou não”, ensinou Paulo Miyao, em artigo de capa da revista.
“Na realidade, o que aprendemos com o tempo é que a maioria de nossos planos não sai exatamente como queremos. No entanto, ainda assim podemos ver bênçãos e ótimas lições em tudo que não dá certo em nossas vidas. Basta, simplesmente, estarmos atentos.”
O bicampeão mundial na faixa-preta então concluiria, afiado como suas técnicas:
“O mais importante é aprendermos a viver todos os dias, pois ninguém acumula experiências exatamente iguais. Isso é o que eu acho mais mágico, cada pessoa tem uma oportunidade única ao viver a vida. Só resta nos esforçar para fazer bom proveito disso.”