Fabio Gurgel é de novo campeão entre os adultos em um campeonato da IBJJF, o que não acontecia desde 2001, mas confessou que ficou mais feliz com o título por equipes da Alliance, que terminou o adulto dois pontos a frente da CheckMat.
A Atos Jiu-Jitsu já reúne uma turma de feras impressionante.
Rodrigo Cavaca, apesar do bicampeonato no peso, não levou sorte em Lisboa. Ano passado foi finalizado por uma zebra finlandesa e este ano teve o braço estalado na final do absoluto. Mas foi um dos grandes nomes do campeonato.
Já o campeão Guto Campos não ia nem lutar o absoluto, mas foi na pilha de Rafa e Gui Mendes e companhia e acabou com o ouro no peito.
Depois da ausência de sábado, Ricardo Demente reapareceu e levou o superpesado. E ainda revelou que operou o joelho e que pode estar trocando de equipe.
Entre as meninas, destaque total para Beatriz Mesquita. A faixa-marrom de Letícia Ribeiro mais uma vez passou por cima das adversárias para levar peso e absoluto da marrom/preta.
Os irmãos Mendes parecem cada vez mais fortes, com seu jogo estranho e eficiente que irrita, assusta e admira os adversários. Rafael e Guilherme foram mais uma vez campeões, o primeiro do pena e o segundo do pluma.
Megaton segue sendo um sucesso de público e uma simpatia.
Lucas Lepri e Michael Langhi cruzaram o peso leve e chegaram à final juntos. Segundo Langhi, o título ficou com o mais feio: Lepri, que protestou.
Tarsis Humphreys deixou para trás a decisão do juiz que o deixou fora da final do absoluto e reinou entre os meio-pesados.
Se nas faixas coloridas o Brasil não tem hegemonia na já tradicional disputa por paises, na marrom e preta o domínio é total. No leve, 3 a 0 na Polônia; no pesado, 3 a 1 na Finlândia. Marko Helen mais uma vez fez o ponto finlandês.
O Europeu se consolidou como um sucesso de público e de participação de atletas. Com 1500 lutadores, o evento de abertura do calendário fica cada dia mais atrativo para quem luta e para quem assiste.
Para fechar, uma galeria de fotos exclusiva com os grandes momentos do domingo de batalhas no complexo Casal Vistoso, em Lisboa, Portugal.
Em 2011 tem mais. E não perca a edição de março de GRACIEMAG, que trará a cobertura completa do Europeu 2010. Os resultados completos você confere aqui .
[flickr set=72157623323466412]