Bernardo Faria acaba de voltar de uma série de seminários nos Estados Unidos. O GRACIEMAG.com bateu um papo com o faixa-preta da Alliance, atual vice-campeão mundial super-pesado, que contou o que aprendeu por lá e deixou uma dica para nosso leitor/praticante ficar com a meia-guarda afiadíssima. Confira:
Comente essa série de seminários e o que você aprendeu com eles?
Cheguei ao Brasil agora, na quarta-feira, e no início de agosto já estou indo para a Europa, para mais uma temporada de seminários. Estou com a agenda bem cheia e feliz com este momento da carreira. Agora, por exemplo, fiz um tour pelos estados de Idaho, Michigan e Minessota, e fiquei de férias em Las Vegas. O mais legal é poder trabalhar com o que eu mais amo fazer, e poder dividir tudo que já aprendi com os alunos.
Fora as aulas, o que mais aproveitou nessas andanças?
Deu para relaxar, em muitos dos lugares que vou os alunos tiram férias para poder treinar e aproveitar comigo o tempo que estou lá. Então eles sempre me levam para conhecer a cidade e se divertir. Acho que uma das maiores vantagens do Jiu-Jitsu é esta, nós temos a oportunidade de fazer muitas amizades e conhecer muitas pessoas, e isso não tem preço que pague.
Aprendeu alguma novidade para o seu Jiu-Jitsu?
Sempre aprendo. Aprendo muito no tatame, pois sempre aparece um aluno com uma posição ou um detalhe novo, e aprendo muito fora também, pois poder conhecer diversas academias e ver como elas funcionam me ajuda muito a ter uma noção melhor sobre organização de academia. Em breve eu pretendo abrir uma, então esta experiência que estou tendo será muito importante para o meu futuro, tenho certeza.
O que vem agora na sua trajetória?
Fico no Brasil mais ou menos 20 dias. Vou passar duas semanas com meus pais em Minas Gerais, treinando com meu ex-professor Ricardo Marques. Depois volto para São Paulo, para fazer o curso de gestão de academias com o Fabio Gurgel e logo em seguida viajo para a Europa, para uma temporada de seminários na Alemanha, Polônia e Finlândia. Vou competir no novo Europeu de Jiu-Jitsu Sem Kimono da IBJJF, na Inglaterra. Estes próximos meses serão de muito trabalho e treino, ou seja, bem legal. Quem tiver interessado em seminários, aliás, mande um email para bernardorochajf@yahoo.com.br .
Você teria uma dica para o leitor que gosta de meia-guarda, sua especialidade?
Gosto muito de fazer meia-guarda, é minha posição de conforto por baixo. Quando você fizer meia-guarda, evite deixar o oponente abraçar sua cabeça, mas caso ele consiga não se desespere. Ainda assim, você ainda tem diversas opções de raspagem. Outra dica é sempre insistir e acreditar na posição que você vai usar, porque acreditar é o primeiro passo para realizar a posição. E para insistir e confiar é preciso treinar incansavelmente na academia.