A grande final do absoluto do Pan de Jiu-Jitsu de 2014 foi definida no fim da noite deste sábado 15 de março, horário de Brasília. Após quatro lutas eletrizantes de cada um, André Galvão e Leandro Lo vão decidir neste domingo quem é o novo rei das Américas no Jiu-Jitsu.
André Galvão chega pelo segundo ano consecutivo à final do tradicional evento da IBJJF. No ano passado, perdeu para Marcus Buchecha, em combate memorável. Para novamente ir até a final, André precisou passar por quatro feras respeitáveis: Jurandir Vieira (G13), DJ Jackson (Lloyd Irvin), Murilo Santana (Barbosa JJ) e, na semifinal, Felipe Pena “Preguiça” (Gracie Barra).
Na semifinal, Galvão virou a luta ao pegar as costas de Preguiça nos minutos finais do combate, com direito ainda a uma raspagem.
No outro lado da chave, o peso médio Leandro Lo precisou passar por John Roberts, Fabiano Boi, Victor Estima e o peso pesadíssimo Alexander Trans, que eliminara por sua vez o astro Keenan Cornelius, nas quartas.
A semifinal contra o atual campeão absoluto europeu foi uma guerra franca: Trans jogou por baixo, puxando para a meia-guarda, de onde fez três vantagens em Lo. O aluno de Cícero Costha por sua vez partiu para tentar passar e quase pegou as costas, e assim venceu por 4 a 3 nas vantagens.
“Desde que eu era faixa-azul eu via o cara lutar, ficava tentando aprender com o que ele fazia. Fazer uma final de absoluto contra o André Galvão é um sonho para mim”, admitiu Lo.
Assista ao Pan 2014 ao vivo, aqui.