Quatro dias de ação sem lapelas ou laços. No Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono 2021, realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, em Garland no Texas, foi a vez de ver os melhores atletas de Jiu-Jitsu do mundo dando o seu melhor em quedas e finalizações com toda velocidade que só os duelos sem pano podem promover.
No final de semana, dias 9 e 10, os faixas-pretas na divisão de adultos deram o seu show, e combates no peso e no absoluto mostraram o melhor da técnica do nosso esporte. Os grandes destaques porém ficaram para dois jovens competidores do circuito internacional: Pedro Marinho (Gracie Barra) e Rafaela Guedes (Atos).
No masculino, o valente Pedro Marinho, graduado como faixa-preta em março deste ano pelo nosso GMI Ulpiano Malachias, que encarou dois dias de guerras consecutivas. Primeiro no absoluto, no sábado, vencendo três lutas no seu caminho até a final. O primeira vítima foi Brian Giorgio, para logo em seguida encarar e vencer o então campeão absoluto do torneio, o grandalhão Victor Hugo. Em seguida, Pedro avançou e venceu o também embalado Adam Wardzinski, garantindo a vaga na final do aberto contra Cyborg. Ainda no sábado, venceu Adam Bradley, para avançar no peso pesado. Já no domingo, nova maratona, desta vez ao passar por Yuri Santos e novamente vencer Adam Warzinski.
Na sua primeira final, Pedro venceu Vagner Rocha nos pontos, garantindo o primeiro ouro do dia. Embalado com o sucesso, Pedro partiu para a final do absoluto contra Roberto Cyborg. Um duelo cerebral com trocas intensas de pegadas ditou o ritmo da luta. Cyborg tentou entrar nas pernas e acabou parado por botes firmes de Pedro na guilhotina. Na decisão dos árbitros, vitória para o jovem e promissor atleta da GB.
No feminino foi a vez de Rafaela Guedes brilhar mais uma vez. Graduada como faixa-preta em outubro do ano passado, Rafa fez sua estreia em mundiais como faixa-preta com o pé direito. No sábado garantiu vaga nas finais do peso pesado e do absoluto, e no domingo venceu Maria Malyjasiak pelo ouro no peso, para em seguida bater a campeã do meio-pesado Elisabeth Clay por 7 a 0, ficando com o título absoluto e o duplo ouro.
Confira abaixo os resultados completos dos faixas-pretas no Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono 2021!
Masculino
GALO
Estevan Garcia finalizou Roiter Junior no mata-leão
PLUMA
Bebeto Oliveira venceu Paulo Miyao na decisão dos árbitros
PENA
Diego Pato venceu Gabriel Sousa por 3 a 0 nas vantagens
LEVE
Gianni Grippo finalizou Lucas Silva no kata-gatame
MÉDIO
Hugo Marques venceu Dante Leon nas vantagens
MEIO-PESADO
Jeferson Guaresi venceu Pedro Rocha por 2 a 0 nos pontos
PESADO
Pedro Marinho venceu Vagner Rocha por 4 a 2 nos pontos
SUPERPESADO
Devonthe Johnson venceu Joseph Othmar nos pontos
PESADÍSSIMO
Roberto Cyborg venceu Victor Hugo por 4 a 0 nos pontos
ABSOLUTO
Pedro Marinho venceu Roberto Cyborg na decisão dos árbitros
.
.
Feminino
.
.
PLUMA
Mayssa Bastos venceu Sofia Amarante por 9 a 0 nos pontos
PENA
Talita Alencar venceu Gabrielle McComb nos pontos
LEVE
Ffion Davies venceu Hanna Sharp nos pontos
MÉDIO
Raquel Canuto e Nathalie Ribeiro fecharam para a Checkmat
MEIO-PESADO
Elisabeth Clay finalizou Bridget Mceliece na guilhotina
PESADO
Rafaela Guedes venceu Maria Malyjasiak na decisão dos árbitros
SUPERPESADO
Mayara Monteiro venceu Alison Tremblay nos pontos
ABSOLUTO
Rafaela Guedes venceu Elisabeth Clay por 7 a 0 nos pontos