No aerporto de Los Angeles, já começam a circular os primeiros cascas-grossas chegando para o 17º Pan de Jiu-Jitsu, no fim de março.
Um dos primeiros deles foi o professor chefe da Gracie Barra Midlands, Victor Estima, o Carcarazinho, que chegou da Inglaterra esta semana. Dono de um dos jogos mais bonitos do Jiu-Jitsu atual, o lutador meio-pesado vai aproveitar para realizar alguns seminários (interessados podem aparecer na GB Arcadia no domingo, dia 6).
O GRACIEMAG.com bateu um papo com Victor sobre o Jiu-Jitsu na Inglaterra e os treinos com uma das maiores figuraças do UFC, o meio-médio Dan Hardy, que está afiando seu jogo de solo com o irmão de Bráulio. Confira:
Como começou esta parceria com Dan Hardy, um trocador da pesada? Como você avalia o Jiu-Jitsu dele?
Moro na mesma cidade do Dan, e o time dele me fez um convite para treinar com eles. Logo na primeiro treino a gente começou a marcar treinos particulares, para ele e mais dois lutadores do UFC, o André Winner e o Ross Pearson. Hoje já somos bons amigos e ele é um cara muito determinado. Dan desenvolveu muito o seu Jiu-Jitsu nos últimos meses, e acredito que ele ainda vai surpreender no chão.
Quais seus planos para o MMA?
Meus planos na verdade são de competir o máximo que eu puder de kimono ainda, estou em busca do título mundial e quero ser campeão do ADCC este ano, na Inglaterra em setembro. Logo depois disso pretendo começar a focar no MMA. Com os treinos que estou fazendo com esses caras, tenho certeza de que vou estar bem confortável em pé quando começar no MMA.
Como você avalia o Jiu-Jitsu na Inglaterra? Para você, quem são os melhores representantes da arte no país?
Temos vários bons lutadores aqui, mas os de maior destaque são dois faixas-marrons, ao meu ver: Norbit Nowak e Luke Costelo. O Luke foi campeão europeu, ganhou inclusive do filho adotivo do xeque Tahnoon na final do peso.
E a GB Pernambuco? Que pupilos de Zé Radiola devem brilhar em 2011?
Lá tem muita gente dura. Bruno Alves é um, e já está mandando bem nos campeonatos desse ano. Tem o William Martins, que acabou de pegar a faixa-preta mas ganhou tudo na marrom ano passado. E como sempre o Lucas Rocha.
Como estão os preparativos para o British Open, dias 2 e 3 de abril?
Tudo certo, estamos esperando mil atletas para os dois dias de competição, em abril. Será o terceiro ano do torneio, e já é a segunda maior competição da Europa, atrás apenas do Europeu de Jiu-Jisu.