Raphael Abi-Rihan teve um ano longe dos principais eventos. Uma lesão no joelho impossibilitou o faixa-preta da Carlson Gracie. No entanto, na visão do lutador, não quer dizer que foi uma temporada improdutiva. Pelo contrário. Saiba por que no bate-papo com o GRACIEMAG.com:
Pretende lutar mais em 2011?
Competição não é nunca o meu foco principal. Competir para mim é lazer. Neste ano recuperei o meu joelho, mas, mesmo assim, competi em duas oportunidades e venci. Não estive nos grandes eventos, mas em 2011 quero aparecer mais.
E o que você tem em mente?
Tem uma grande possibilidade de lutar o Mundial e queria muito voltar a lutar sem kimono, o que não faço há sete anos. Não posso participar de todos os eventos internacionais, porque tenho muito trabalho aqui no Brasil. Mas o Mundial já é uma coisa planejada. Além disso, pode aparecer mais coisas. Treinado, sempre estou.
Você teve que cuidar das lesões durante o ano. Isso te frustrou muito?
Não, porque pude cuidar da minha equipe e da competição que organizo no Rio, a Copa América. Fiz recentemente a festa de graduação na minha academia (Família Abi-Rihan), no clube Monte Líbano. Foram, da faixa-amarela a preta, um total de 20 graduações, numa festa muito emocionante.
Falando na Copa América, como foi a competição neste ano?
Estou muito orgulhoso e realizado. Montei um staff com 50 pessoas que literalmente suaram o uniforme para fazer no ginásio do América, no dia 4 dezembro, uma das melhores competições amistosas que já vi. Conseguimos manter a qualidade do evento e o volume de atletas esperado, mesmo com todos os problemas que passamos na nossa cidade no final de semana anterior e o calor de 35 graus.
Segue abaixo os destaques da Copa América 2010:
Vencedores dos absolutos:
Faixa-azul: Carlos Serpa (Nova União).
Faixa-roxa: Gustavo José (Gracie Humaitá).
Faixa-marrom: Os amigos João Gabriel Rocha (Soul Fighter) e Leonardo Saggioro (BTT Juiz de Fora) fecharam.
Faixa-preta master: Antônio Borges (Carlson/Abi-Rihan).
Colocação geral: Carlson Gracie, Nova União, Beija-flor, BTT e Brasa.
Destaque: O lutador de MMA e muay thai Vitor Miranda venceu com muita calma suas 3 lutas no pesadíssimo da faixa-azul.