Rodrigo Cavaca foi bem nas competições em 2010, campeão mundial, europeu e brasileiro na categoria pesadíssimo. Recuperado de uma operação no joelho, Cavaca se prepara para a temporada 2011, o que pode começar para o lutador já em janeiro, no Europeu ou na seletiva do World Pro.
Saiba mais no bate-papo do faixa-preta com o GRACIEMAG.com:
Quando luta de novo?
Minhas prioridades nesse primeiro semestre são a seletiva do World Pro e o Campeonato Mundial. Devo fazer a seletiva para Abu Dhabi em Portugal, no dia 15 de janeiro, ou na Polônia, no dia 12 de fevereiro. Vou me escrever no Europeu, mas ainda não tenho certeza se vou lutar. Estou treinando tem apenas 22 dias, desde que me recuperei da cirurgia que fiz. Já estou treinando forte, três vezes por dia e fazendo preparação física. Se me classificar na seletiva, luto no World Pro também. Este ano também vou fazer um camp muito forte para a equipe CheckMat, aqui nos EUA, antes do Pan e do Mundial. Vou alugar uma casa para a galera toda. Fechei patrocínios e vai ter direito a três refeições diárias e até fisioterapia. Também estou abrindo a minha terceira academia aqui na Flórida e está tudo bem legal.
Fale dessa cirurgia?
Tive uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho. Me machuquei nos treinamentos antes do Brasileiro do ano passado. Continuei treinando, mas, depois do Mundial, tive que operar, pois não estava aguentando mais.
Ano passado você venceu pela primeira vez o Mundial na faixa-preta. Acredita no bi e em levar o absoluto neste ano?
Quero muito o bicampeonato, mas também vou tentar esse absoluto. No último ano consegui chegar no pódio em quase todos os absolutos que participei. No Europeu perdi na final e no Pan, Brasileiro e Mundial fiquei em terceiro. Um ano tem sido sempre melhor que o outro e, se continuar assim, espero chegar na final desse Mundial. Lógico, é uma tarefa difícil, tem que estar no limite, porque todos os atletas estão voando. Mas acho que agora chego mais preparado. Então quero chegar nessa final de absoluto e, quem sabe, enfrentar o Roger (Gracie) na decisão. Já lutamos algumas vezes, ele é um cara difícil de enfrentar, mas tenho consciência de que terei alguma hora a minha oportunidade.
Bochecha tem tudo para ser como Roger” Cavaca
Seu aluno, o Marcus “Bochecha” recebeu a faixa-preta e conseguiu boas vitórias no segundo semestre de 2010. Aposta nele no Mundial deste ano?
O Bochecha tem cinco meses de faixa-preta e venceu tudo, tendo derrotado feras como o Bernardo Faria. O menino está chegando para ser um dos tops e, tenha certeza, ele tem tudo para ser como um Roger Gracie.
Faça como Rodrigo Cavaca, participe dos eventos da IBJJF. O primeiro é o Europeu, nos dias 27, 28, 29 e 30 de janeiro, em Lisboa. Saiba mais clicando aqui.