Com o ginásio do Club Municipal da Tijuca apinhado, o Rio Open de inverno brindou os fãs de Jiu-Jitsu com o absoluto faixa-preta adulto neste sábado, 25 de julho. Craques do cenário nacional como Erberth Santos, Jaime Canuto, Pedro Moura, Felipe “Pé de Pão” e Victor Bomfim estavam em ação e a torcida fez uma grande festa com coros motivacionais.
Guardeiro dos bons, Jaime Canuto foi o primeiro a confirmar uma vaga na final do absoluto. O faixa-preta venceu três lutas. Contra o pesadíssimo Pedro Moura (Ribeiro JJ) na semifinal, Jaime puxou e tentou raspar com a guarda lapela, mas não conseguiu. Pedro, por sua vez, tentou passar e não o fez. O combate ficou meio travado e o juiz deu três punições para cada um. O placar ficou assim até o final e o atleta da GFTeam venceu na decisão dividida dos árbitros.
Do outro lado da chave, o talentoso Erberth Santos finalizou todas as suas três lutas. Na semifinal, o faixa-preta da Guigo JJ encarou Felipe “Pé de Pão”. A luta começou movimentada com Erberth soltando giros acrobáticos, mas Pé de Pão conseguiu travar.
Nos minutos seguintes, Erberth foi capaz de grampear as costas e estrangular para garantir sua vaga na final do absoluto.
“Fiz três lutas muito duras hoje, estou na final do absoluto. Amanhã vai ser guerra. Sobre a luta com Jaime, aonde cair tem jogo. Meu jogo casa bem com o dele”, disse Erberth, empolgado, em papo com GRACIEMAG, após a luta.
Fabiana Santos (Zenith) e Bárbara dos Santos (Universidade Católica) decidem o absoluto feminino neste domingo, 26 de julho.