Para o jovem canadense Rory MacDonald, uma das principais estrelas do UFC on Fox 5, a vida é lutar, lutar e lutar. E, para continuar assim por muitos anos, ele se cuida.
O peso meio-médio de 23 anos fez algumas mudanças na sua preparação, e hoje se diz sempre no peso para lutar a qualquer momento, tão logo o UFC precise convocá-lo. Assim, o lutador da equipe Tristar Gym não precisa temer a balança e o desespero para chegar ao peso.
“Para mim, minha saúde é o mais importante”, disse MacDonald (14v, 1d) em entrevista coletiva recente, conforme reportado por nosso Erik Fontanez. “Eu já sei lutar, então tudo que preciso é estar saudável para lutar direito.”
Para Rory MacDonald, o modo mais simples e eficiente de se manter saudável é não permitir que seu corpo ganhe muito peso enquanto ele não está em seu camp focado num oponente específico.
“Ao manter meu peso sob controle, perto dos 77kg que é o limite da categoria, não perco treino por precisar emagrecer, nem fico fraco. Estou bem preparado a todo instante. Da forma que eu alterei as coisas, portanto, tudo está funcionando melhor. Estou lutando muito mais”, disse o canadense, que perdeu apenas uma vez, em 2010, contra Carlos Condit, no UFC 115, ao tomar o nocaute nos últimos segundos de luta.
Outro segredo de Rory, apontado como o sucessor do compatriota e campeão Georges St-Pierre, é treinar de forma menos intensa para lutar mais. Como MacDonald é bem jovem, ele poderia chegar à academia e levar seus treinamentos ao extremo. Mas hoje ele está mais esperto.
“Eu estou só sendo inteligente quanto aos meus treinos, e também aos meus dias de folga”, disse ele. “Antes eu simplesmente não parava. Treinava muito e em qualquer estado, mesmo machucado. Hoje, quando sinto que meu corpo está enguiçando, eu já tiro uma folga… Isso me mantém saudável”, contou a fera.
O saudável MacDonald está se preparando para lutar com BJ Penn no UFC deste sábado, no card do UFC on FOX 5, em Seattle. Ele precisou adiar essa luta, em setembro, justamente por um treino mais forte que o normal, quando ele abriu um corte na testa.
Extremamente confiante, Rory ainda declarou: “Seja como for, quero lutar mais vezes para aprender mais e conquistar mais ritmo. Depois dessa luta com BJ, eu já estarei preparado para lutar em março.”
E você, leitor, acha que a receita de Rory de ouvir seu corpo é a forma mais sábia de treinar?
Comente com os demais leitores do GRACIEMAG.com, e fique ligado no UFC de sábado, no Canal Combate.
UFC on Fox 5
KeyArena, Seattle, Washington
8 de dezembro de 2012
Benson Henderson vs Nathan Diaz
Mauricio Shogun vs Alexander Gustafsson
BJ Penn vs Rory MacDonald
Mike Swick vs Matt Brown
Card preliminar (FX)
Raphael Assunção vs Mike Easton
Dennis Siver vs Nam Phan
Ramsey Nijem vs Joe Proctor
Yves Edwards vs Jeremy Stephens
Card preliminar (Facebook)
Daron Cruickshank vs Henry Martinez
Scott Jorgensen vs John Albert
Tim Means vs Abel Trujillo