Num bate-papo para a revista GRACIEMAG – que os leitores vão poder conferir na próxima edição -, Royler Gracie fala sobre MMA. No entanto, o faixa-coral, quatro vezes campeão Mundial da IBJJF, analisa como o crescimento da modalidade, principalmente através de eventos como o UFC, impactou na arte suave.
“O MMA cresceu muito, hoje todos estão ligados nesse esporte. Apesar da ênfase dada aos nocautes, não há como entrar num ringue ou cage sem o conhecimento do Jiu-Jitsu. Todos os lutadores são obrigados a treiná-lo. As dificuldades que foram impostas ao Jiu-Jitsu, através das regras do MMA e por conta de hoje todos treinarem, fez com que a modalidade evoluísse muito, talvez tenha sido a que mais de desenvolveu”, diz.
“O crescimento do MMA fez aumentar o número de praticantes na academia, basta percebermos o nível técnico e a quantidade de atletas nos principais torneios. Esta semana acontece o Pan de Jiu-Jitsu, com milhares de atletas. Hoje o Pan é um sucesso, talvez o maior campeonato do mundo”, encerra.
Não perca a próxima edição de GRACIEMAG, receba em casa assinando aqui.
Confira a cobertura do Pan em tempo Real através do Twitter (@graciemag_br) e Facebook.