Com mais de 1.200 atletas, o Sul-Americano 2012 em Florianópolis trouxe um pouco de alegria, adrenalina e paz para Santa Catarina, aflita nas últimas semanas pela onda de violência no estado.
Nos dojôs do Centro Multiuso de São José, muita luta e segurança por parte dos competidores. “Além de Brasil e Argentina, tivemos atletas dos EUA, Canadá, Portugal e Espanha. Foi o melhor Sul-Americano de todos até hoje”, vaticinou o co-organizador Claudinho Arraes.
O troféu de melhor equipe, no adulto, ficou com a Alliance, do campeão absoluto Léo Leite, que fechou já no sábado com o parceiro paulista Léo Nogueira. As medalhas de bronze no absoluto ficaram com Guto Campos e Alexandro Ceconi.
Neste domingo, outros faixas-pretas fizeram bonito.
No peso-galo, Igor Rodrigues (CheckMat) foi o grande vencedor, após final com Marcos Franco (Gracie Barra).
O pluma foi da revelação Rayfan Barbosa, da Associação Monteiro de Manaus. A prata ficou com Leandro Martins (CheckMat).
No peso-pena, a fera Isaque Paiva (Cícero Costha) voltou a comemorar. O vice foi seu companheiro de equipe José Tiago.
O campeão dos leves foi Kim Terra, com Sandro Gabriel, também da CheckMat, levando a prata para casa.
No peso médio, Giderson Barros (Carlson Gracie) foi o grande vencedor, após final contra Jacob Mackenzie, o canadense da GFTeam.
O meio-pesado foi do astro gaúcho Guto Campos, que na disputa do ouro finalizou Rodrigo Fajardo, o popular Pimpolho da Gracie Barra.
No peso pesado, a fera da Alliance Fabiano Junior venceu o favorito Alex Ceconi. O grande lance da luta foi quando Fabiano encaixou uma chave omoplata em Ceconi, que obrigou o astro local a girar para escapar.
O campeão superpesado foi o campeão mundial da categoria, Léo Nogueira, que venceu André Alberto (Gracie Barra) em grande final.
O pesadíssimo foi vencido por Léo Leite, com Felipe Pereira (Gracie Floripa) em segundo.
Marina e Preguiça vibram
A campeã absoluto faixa-preta foi Marina Ribeiro (CheckMat), após vitória em cima de Talita Treta (Ryan Gracie). O bronze no aberto ficou com Leticia Lalli (CheckMat) e Delcia Enricone (Behring).
Na faixa-marrom, o campeão absoluto foi o mineiro Felipe “Preguiça” Pena (Gracie Barra). O pupilo de Romulo Barral venceu Alysson Rossei (Nova União) na final. Em terceiro, ficaram Bruno Cuppari (Brasa) e Marcelo Tarso (Guetho Jiu-Jitsu).
Confira os resultados oficiais aqui, no site da CBJJ.