A IBJJF promoveu a disputa dos GPs Peso Leve masculino e Peso Pesado feminino, além de três superlutas, na noite desta sexta-feira, 3 de março, em Austin, Texas. Na atração principal da noite, Tainan Dalpra teve desempenho arrebatador e derrotou Isaque Bahiense por 19 a 2 após 30 minutos intensos.
No torneio masculino, Johnatha Alves superou Andy Murasaki na decisão dos jurados, depois de empate por 2 a 2. Entre as mulheres, a Nathiely de Jesus foi coroada. A tetracampeã mundial bateu Ana Carolina Vieira por uma vantagem de passagem de guarda na final. Os vencedores do GP foram premiados com 10 mil dólares (cerca de R$ 52 mil).
Tainan Dalpra foi dominante do começo ao fim e conquistou uma vitória estonteante sobre o atleta da Dream Art. Ao longo do combate, Tainan passou a guarda de Isaque em cinco oportunidades e o raspou duas vezes. Bahiense foi salvo pelo gongo, já que o astro da AOJ terminou o duelo com um estrangulamento encaixado. A pontuação de Isaque veio após o adversário receber três punições por falta de combatividade. Além dos 19 pontos marcados, Tainan fez 13 vantagens no decorrer do confronto.
Ver essa foto no Instagram
O bicampeão mundial segue imbatível em 2023. Tainan já havia vencido o Europeu, em janeiro, e chega ao segundo triunfo conquistado de forma arrebatadora no ano.
Na final do GP dos Leves masculino, Johnatha Alves e Andy Murasaki protagonizaram um combate equilibrado e travado por boa parte na guarda 50/50, especialidade de Johnatha. O atleta da AOJ abriu o placar ao conseguir uma raspagem, e o prodígio de André Galvão revidou momentos depois. Para carimbarem o passaporte à final, Johnatha derrotou Elijah Dorsey por 15 a 0, enquanto Murasaki finalizou Carlos Henrique Costa com um estrangulamento nas costas.
Ver essa foto no Instagram
Nathiely de Jesus triunfou em seu retorno às competições após dois anos. A mãe da pequena Laura, de 1 ano e 3 meses, teve pela frente adversárias de primeira linha e relembrou sua técnica refinada para sobressair no GP Peso Pesado feminino. Num duelo entre multicampeãs mundiais, Nathiely frustrou o estilo ofensivo de Ana Carolina Vieira e marcou uma vantagem sobre a “Baby” para boletar o título. Antes, Nathi superou Andressa Cintra por 6 a 4, e Carol venceu Melissa Cueto por duas vantagens, depois do empate por 2 a 2 nos pontos.
Nas outras duas superlutas, Janaina Lebre e Ronaldo Junior bateram Nathalie Ribeiro e Francisco Lo, respectivamente. Janaina e Nathalie eletrificaram o ginásio ao proporcionarem uma luta empolgante. Janaina teve um começo avassalador e passou a guarda de Nathalie. A representante da Checkmat reagiu e quase pegou as costas. Instantes depois, Ribeiro conseguiu a raspagem, mas não evitou a derrota por 3 a 2. Ronaldo anulou Francisco Lo e marcou cinco vantagens para sair vitorioso.