Seja para o bem ou para o mal, uma coisa é certa: o berimbolo funciona no Jiu-Jitsu.
E, bem, um dia essa técnica estranha há de complicar você, num treino ou numa luta de verdade.
Se você duvida, por confiar demais no seu jogo ou por despeito, não devia. Afinal, a posição popularizada pelos manos Mendes e Miyao – que começa na guarda e termina nas costas – já funcionou contra muitos campeões.
O lado bom? No Jiu-Jitsu, para tudo há uma saída ou antídoto a ser descoberto e desvendado. É o caso das mil e uma defesas do berimbolo, exploradas e lapidadas a cada dia.
Leitor do GRACIEMAG.com, o faixa-roxa mineiro Felipe Correa desenvolveu uma posição que, ele garante, é perfeita para blindar as suas costas do berimbolo.
“Quando o adversário puxar para a guarda De la Riva, estoure a pegada na gola”, diz Felipe, aqui demonstrando a posição com Theo Nogueira, parceiro de treinos na equipe JJF, de Coronel Fabriciano, no estado de Minas.
“Retire o pé que o adversário usa para afastar o quadril, e gire para as costas forçando para baixo. Com as pegadas feitas, dou uma cambalhota. Com a outra pegada, sou capaz de finalizar ou me ajeitar para chegar nas costas”, completa Felipe Correa.
Que tal? Gostou de mais esse antídoto para o berimbolo? Comente conosco, e ajude-nos a fazer um GRACIEMAG.com com a sua cara.