Ídolo incontestável do Jiu-Jitsu, Fernando Augusto, o Tererê, entrou voltou a pisar nos tatames nacionais. Tererê foi escalado para fazer uma luta casada contra o faixa-preta Guilherme Carturam (Barbosa Jiu-Jitsu), pelo Campeonato Nacional, em São Paulo. Fernando conseguiu sair vitorioso ao seu melhor estilo: raspando com o gancho e finalizando no pescoço.
Em bate-papo com GRACIEMAG.com, Tererê falou do combate contra Guilherme, explicou como fez para finalizar, treinos com Fábio Gurgel, e confirmou que vai lutar o Campeonato Europeu da IBJJF, em Lisboa, Portugal.
GRACIEMAG: Como foi a luta casada contra Guilherme Carturam?
FERNANDO TERERÊ: Foi uma luta dura. Estou lutando com adversários diferentes cada vez mais, e isso é bom, estou me testando. Estou respeitando todos os atletas como no passado, porém sem temer nenhum deles.
Você conseguiu vencer o combate com um estrangulamento. Como você fez para chegar às costas?
Quando a luta começou consegui raspá-lo de gancho, e logo em seguida caí na meia-guarda dele. Nesse momento, comecei a atacar um estrangulamento da meia-guarda – com a pressão do golpe, ele se defendeu virando de costas. Com isso, consegui pegar as costas dele e finalizar no estrangulamento com a lapela. Venho treinando ajustes de finalização com o Victor Genovesi e o Elan Santiago para não perder as oportunidades.
http://www.youtube.com/watch?v=hIHvl-PVR6w
Você ficou uma semana treinando na Alliance São Paulo. Como foram os treinos?
Rever o Fabio Gurgel é sempre muito bom. Ainda mais quando ele chama a gente para um cantinho e dá aquele amasso. Sempre saio cheio de aprendizado quando estou ao lado dele. O Fabio tem muita sabedoria na manga para ensinar para as pessoas a quem ele tem carinho, e sou feliz por ser uma delas.
Você está voltando à rotina de treinos duros com a galera. Como está vendo sua evolução?
Estou conseguindo evoluir graças às pessoas que tenho do meu lado. A minha família, meus treinadores, os amigos de treinos e meu patrocinador Casca-grossa Fightwear. Estou treinando muito forte, são três treinos diários. Quero ser melhor do que eu era antes – não só no Jiu-Jitsu, mais como pessoa também.
Você tem dito que vai lutar o Europeu 2013, em janeiro, de adulto. Como estão os planos?
Está tudo certo. Estou me dedicando para continuar lutando de adulto, sem desmerecer as pessoas da minha idade. Há muito tempo eu era um dos tops do peso médio, sei que existem atletas de ponta nesse peso mas estou me dedicando arduamente para conseguir um ouro no meio dessa galera. Quem sabe?