Thiago Silva enfrentará Rafael Feijão no dia 8 de junho, em Fortaleza, depois de cumprir três meses de suspensão. O paulista fez sua última luta em novembro de 2012 contra Stanislav Nedkov, e na ocasião venceu por finalização, mas logo após o evento, foi pego no exame antidoping por uso de maconha e o resultado foi transformado em no contest.
Ao site BJPenn.com, o atleta da Blackzilians afirmou que aprendeu a lição e já não fuma mais a erva, mas opinou sobre o assunto:
“É complicado falar sobre isso. Muitos caras gostam de beber… eu não bebo, eu gosto de fumar. Eu não fumo mais porque não posso, mas é algo que curto muito, pois me deixa relaxado, não é uma droga, como todo mundo diz. Atualmente, é legal fazer o uso na Califórnia. Para ser honesto, não acho justo não poder usar, porque é algo que não muda sua performance”.
Na verdade, a maconha não é legalizada na Califórnia, mas a erva é liberada para fins medicinais. Todos sabem que no Estado é muito fácil obter uma licença terapêutica para o uso, e o próprio Dana White já afirmou não concordar com suspensões de até seis meses quando os atletas são pegos no antidoping por este motivo.
Na entrevista, Thiago Silva ainda falou sobre a felicidade de lutar no Brasil novamente e a amizade com Rafael Feijão:
“Eu vou buscar um nocaute sobre o Rafael, posso enfrentar qualquer um de pé e estou confiante no meu jogo em pé. Também sou um faixa preta de Jiu-Jitsu, se o combate for para o chão está tudo bem. Estou feliz por lutar no Brasil. Desde que mudei para os Estados Unidos, cerca de sete anos, eu não luto no meu país. Sinceramente não gosto de enfrentar brasileiros, meu combate vai ser contra o Rafael Feijão, um cara que eu conheço há muito tempo, somos amigos, mas este é meu trabalho. Vocês verão o mesmo Thiago Silva agressivo de sempre. Amizade é amizade, negócios são negócios. Eu quero o cinturão, ele quer o cinturão… Eu vou atrás do meu sonho. Quero ser campeão e lutar duro. Nós somos amigos fora do cage, dentro do cage é completamente diferente. Nessa luta vou ser muito intenso e vou pra cima”.
Com a última vitória em 2009 sobre Keith Jardine, Thiago Silva fez um balanço da sua trajetória profissional e garantiu estar focado para o próximo desafio.
“Os últimos anos foram muito frustrantes pra mim. Cometi meus erro e paguei por eles, mas o importante é agora. Estou focado na minha luta, na minha carreira e na minha vida. O melhor jeito de se manter no topo é treinar e lutar duro, deixar a mente limpa e parar de fazer m***. É o que estou fazendo”, falou o meio pesado do UFC.
TUF Brasil 2 Finale
Ginásio Paulo Sarasate, Fortaleza, Ceará
8 de junho de 2013
Rodrigo Minotauro vs Fabricio Werdum
Final do “The Ultimate Fighter Brasil 2″
Thiago Silva vs Rafael Feijão
Erick Silva vs Jason High
Daniel Sarafian vs Eddie Mendez
Rony Jason vs Mike Wilkinson
Card preliminar
Raphael Assunção vs Vaughan Lee
Ronny Markes vs Derek Brunson
Godofredo Pepey vs Felipe Arantes
Ildemar Marajó vs Leandro Buscapé
Rodrigo Damm vs Mizuto Hirota
Caio Magalhães vs Karlos Vemola
Antônio Braga Neto vs Anthony Smith