Segunda-feira, dia 22, é o último dia para você se inscrever no Pan de Jiu-Jitsu 2010 com desconto, por isso não perca. (Aproveite a taxa de inscrição reduzida e inscreva-se aqui.)
Quem o fizer, vai ter a oportunidade de lutar no grandioso ginásio em Irvine ao vivo para o mundo todo, já que o campeonato mais tradicional das Américas será transmitido de graça pela internet, em tempo real, graças aos esforços da equipe da BudoVideos.com.
Para esquentar ainda mais a 16ª edição do Pan, GRACIEMAG.com abriu o baú e relembra alguns clássicos momentos do campeonato.
15) Rigan Machado x Roberto Roleta, 1996
Jamais alguém havia passado a guarda de Roleta com tanta facilidade, nem em treinos. Mas o “Rigão”, sem saber que era impossível, foi lá e fez, abrindo 3 a 0 na luta. E acabando por faturar o bicampeonato absoluto do Pan.
14) Eduardo Jamelão x Jean Jacques Machado, 1996
Após resistir a uma chave de joelho arrochadíssima, Jamelão cresceu, chegou à meia-guarda de Jean Jacques e venceu o peso médio.
13) Marcio Feitosa x Vítor Shaolin, 1998
No 4º Pan, Marcinho passou duas vezes a guarda da revelação da Nova União, levando perigo numa chave americana arrochada.
12) Saulo Ribeiro é campeão absoluto, 1998
Com direito a finalização no local Renato Charuto, Saulo foi o grande nome do Pan do Havaí, um dos eventos mais divertidos da IBJJF até hoje.
11) “El Nino” varre a América, 1998 e 1999
Com finalizações insanas como a chave de coxa usada contra Zé Marcello, Nino Schembri encantou a torcida e ajudou a popularizar o Jiu-Jitsu nos EUA.
10) Royler Gracie x Marcos Parrumpinha, 1999
Royler beliscou mais uma medalhinha de ouro para a vasta coleção, em luta movimentadíssima na final do pena.
9) BJ Penn “estreia”, 2000
O havaiano casca-grossa perdeu as estribeiras e saiu no tapa com o adversário Francisco Neto, sendo desclassificado na hora.
8) Fernando Margarida x Fabio Gurgel, 2001
Em fase soberba, Margarida finalizou seu ex-professor Fabio Gurgel num estrangulamento enquanto o líder da Alliance forçava a passagem.
7) Delson Pé de Chumbo x Fernando Tererê, 2002
Pé de Chumbo deu show de manha, estratégia e Jiu-Jitsu para parar o indomável Tererê.
6) Roger Gracie x Fabricio Werdum, 2002
Num lutaço quando nenhum dos dois eram famosos, Roger raspou Fabricio na faixa-marrom e faturou o título.
5) Marcio Pé de Pano x Fabricio Werdum, 2003
O gaúcho fez sua estreia na faixa-preta e começou vencendo nas vantagens o favoritíssimo Marcio Cruz, o Pé de Pano. Mas Pé botou o trem nos trilhos, montou e pegou o braço de Werdum, no primeiro encontro entre as feras, ambos hoje no MMA.
4) Roberto Gordo x Rener Gracie, 2003
No primeiro Desafio Brasil x EUA, Rener surpreendeu Gordo com um triângulo arrochado por sete minutos. “Se fosse em treino eu teria batido”, admitiu Roberto, que resistiu, defendeu-se e venceu a luta.
3) Braulio Estima, o Carcará “The Flash”, 2003
Com pressa para ir ver o pôr do sol em Santa Barbara, Carcará finalizou todos os seus oponentes em cinco minutos, faturando peso e absoluto na faixa-marrom.
2) Ronaldo Jacaré x Fernando Tererê, 2004
A final do absoluto em 2004 foi entre dois velhos amigos. Confira.
http://www.youtube.com/watch?v=Un67J1fhAd8
http://www.youtube.com/watch?v=PtI9QwUye80
1) Rubens Cobrinha x Rafael Lovato Jr., 2009
Um dos maiores vencedores no Pan, o peso-pena Rubens Charles se meteu no absoluto do Pan 2009 e quase levou. Levantou o ginásio em Dominguez Hills na vitória sobre o mais pesado Rafael Lovato Jr, mas deixou escapar a vitória no finzinho contra Otávio Sousa, perdendo a chance de entrar para a galeria de campeões absolutos do Pan, como Xande Ribeiro, Roger Gracie, Marcio Pé de Pano, Fabio Leopoldo, André Galvão e outros craques. E em 2010, quem será o destaque?