Nesse domingo de Mundial de Jiu-Jitsu, mais um episódio do reality show “TUF Brasil” fechou o fim de semana na Rede Globo. No episódio, Daniel Sarafian (time verde, de Vitor Belfort) e Sergio Moraes (time azul, de Wanderlei Silva) se digladiaram por uma vaga na final do peso médio, a divisão até 84kg do UFC.
E a luta foi quente, para quem perdeu. Sarafian começou dominando as ações em pé, conectando bons golpes, enquanto o campeão mundial de Jiu-Jitsu de 2011 (meio-pesado) tentava levar a luta para o chão. Numa boa entrada, Serginho conseguiu derrubar, mas Sarafian se manteve sentado e foi se afastando até levantar.
Com a trocação afiada, Sarafian conseguiu chegar aonde queria, depois de acertar um chute frontal que deixou Serginho grogue. Aí o desfecho foi questão de tempo, e veio com uma bela joelhada voadora, que apagou o lutador de Jiu-Jitsu.
“Eu estava muito tenso, sabia do perigo que o Serginho me oferecia. Ele é um grande atleta de Jiu-Jitsu. Estou muito feliz e muito aliviado”, disse Sarafian, que foi muito elogiado por Dana White.
Mas onde o especialista em Jiu-Jitsu errou no combate, se errou?
Para o faixa-preta Crézio de Souza, experiente no vale-tudo, a estratégia foi o principal aspecto negativo. “Ele foi previsível em tentar botar para baixo, ao meu ver ele tinha de ficar na retranca e tentar entrar quando estivesse sendo socado. Quando levou a joelhada já estava abalado demais com outros golpes”, disse o pupilo de Carlson Gracie.
“Eu aposto muito no boxe combinado com o Jiu-Jitsu, eu teria usado o boxe para chegar próximo e cinturá-lo. E uma vez no chão não deixaria mais levantar, tem que treinar muito essa pressão em cima”, deixou a receita o veterano, que já saiu no braço até com Dan Henderson, entre outros.
Confira o episódio completo, abaixo, e avalie: Serginho vacilou ou não tinha jeito contra um mais completo e focado Sarafian? Comente com a gente.
http://www.youtube.com/watch?v=ADQINr8ydtw