UFC 285: a noite da coroação dos campeões Jon Jones e Alexa Grasso

Share it

Jon Jones sagrou-se campeão peso pesado no UFC 285. Foto: Divulgação/UFC

Se ainda existia alguma dúvida acerca do posto de melhor lutador de MMA de todos os tempos, Jon Jones encerrou qualquer questionamento. “Bones” não tomou conhecimento de Ciryl Gane e finalizou o francês com uma guilhotina aos 2min04s do primeiro round na luta principal do UFC 285, disputado no último sábado, 4 de março, em Las Vegas. O americano provou a qualidade de seu Jiu-Jitsu para tornar-se o novo campeão peso pesado do Ultimate.

Jon Jones retornava ao octógono após um hiato de três anos desde sua última luta. A volta do astro estava rodeada de incertezas, afinal Jones jamais havia competido entre os pesados e seria recepcionado por um lutador que tinha credenciais para frustrar sua incursão na categoria. A dúvida foi respondida de forma contundente por Jones. 

Logo após as primeiras interações na trocação, Jon desviou de um direto de esquerda aplicado por Gane e cinturou o francês. Em seguida, quedou e foi apenas questão de tempo para liquidar a fatura. O faixa-roxa, aluno do professor Roberto “Tussa” Alencar, da Gracie Barra, montou rapidamente e laçou o pescoço do rival. Instantes depois, o estrangulamento forçou a desistência de Gane e consagrou o novo rei da divisão.

Foi a sétima vitória de Jon Jones por finalização na carreira. O americano de 35 anos alcançou o 15º triunfo em disputa de cinturão e deu início ao seu terceiro reinado na organização. Na entrevista pós-luta, Jones escolheu o ex-campeão Stipe Miocic como adversário para defender o cinturão da categoria pela primeira vez.

A luta co-principal do evento reservou um desfecho espantoso. A então campeã Valentina Shevchenko defendia o cinturão peso-mosca pela oitava vez e levava a melhor no confronto diante de Alexa Grasso. Na reta final do quarto round, a quirguiz cometeu um deslize que lhe custou o título. Valentina desferiu um chute rodado de forma displicente e Grasso aproveitou a oportunidade. A desafiante grampeou, colocou os ganchos e finalizou no mata-leão a 26 segundos do fim do assalto. O resultado interrompeu a sequência de nove vitórias de Shevchenko.

Grasso é faixa-roxa de Jiu-Jitsu e é aluna do professor Diego Lopes. Alexa, que afia o chão na equipe Lobo Gym, em Guadalajara, boletou sua segunda vitória por finalização em 20 lutas profissionais. Este foi o segundo cinturão linear conquistado pelo México no UFC em toda a história do Ultimate. Antes dela, apenas Brandon Moreno alcançara a façanha.

Três brasileiras marcaram presença no card preliminar do UFC 285. Em duelo empolgante de compatriotas, Amanda Ribas derrotou Viviane Araújo por decisão unânime dos jurados (29-27, 30-26 e 30-27), pelo peso-mosca. Faixa-preta de Jiu-Jitsu e judô, Amanda se recuperou do revés sofrido para Katlyn Chookagian, em maio do ano passado.

Na terceira luta da noite, Tabatha Ricci provou seu Jiu-Jitsu de alto nível. A “Baby Shark” teve atuação consistente e finalizou Jessica Penne no armlock aos 2min14s do segundo round. A peso-palha emplacou sua terceira vitória consecutiva no Ultimate.

Confira abaixo os resultados:

UFC 285

Las Vegas, Nevada (EUA)

4 de março de 2023

CARD PRINCIPAL:

Jon Jones derrotou Ciryl Gane por finalização aos 2min04s do R1

Alexa Grasso derrotou Valentina Shevchenko por finalização aos 4min34s do R4

Shavkat Rakhmonov derrotou Geoff Neal por finalização aos 4min17s do R3

Mateusz Gamrot derrotou Jalin Turner por decisão dividida (29-28, 28-29 e 30-27)

Bo Nickal derrotou Jamie Pickett por finalização aos 2min54s do R1

CARD PRELIMINAR:

Cody Garbrandt derrotou Trevin Jones por decisão unânime (triplo 29-28)

Dricus Du Plessis derrotou Derek Brunson por nocaute técnico aos 4min59s do R2

Amanda Ribas derrotou Vivi Araújo por decisão unânime (29-27, 30-26 e 30-27)

Marc-André derrotou venceu Julian Marquez por nocaute técnico aos 4min12s do R2

Ian Machado Garry derrotou Song Kenan por nocaute técnico aos 4min22s do R3

Cameron Saaiman derrotou Mana Martinez por decisão majoritária (29-26, 28-27 e 28-28)

Tabatha Ricci derrotou Jessica Penne por finalização aos 2min14s do R2

Farid Basharat derrotou Da’Mon Blackshear por decisão unânime (triplo 29-28)

Loik Radzhabov derrotou Esteban Ribovics por decisão unânime (triplo 29-28)

 

Ler matéria completa Read more