Conseguir um espaço no concorrido mercado do UFC é para poucos. Encontrar o espaço e categoria que melhor lhe cai é outro desafio e tanto.
Muitos atletas fazem a estreia na organização em uma categoria diferente da de origem, apenas por um ingresso no Ultimate. Outros, pulam de divisão em divisão até achar a quem melhor se casa com sua estrutura física. Na busca do seu lugar, Iuri Marajó decidiu deixar 9kg para trás, e descer da divisão dos leves para a categoria dos pesos-galo. A explicação é simples: o tamanho dos adversários.
O marajoara Iuri foi campeão do Jungle Fight no peso leve, em setembro de 2010. Após o título no evento de Wallid Ismail, Iuri chegou ao extinto WEC para enfrentar Ricardo Lamas, nocauteando o americano no primeiro assalto. Após a vitória, Marajó chegou ao UFC com a incorporação do WEC ao Ultimate e decidiu descer para os pesos-penas, onde enfrentou e venceu Felipe Sertanejo via decisão unânime. Mas, logo após sua derrota para Hacran Dias, no UFC 147, Iuri viu que seu lugar era entre os galos.
Na época do UFC São Paulo, Iuri comentou a opção:
“Meus oponentes são muito grandes. O pessoal está baixando de quase 80kg para lutar em 66kg. Fica complicado. Por isso conversei com meus treinadores e decidimos que devo lutar no peso-galo a partir de agora”, disse Iuri.
Após mostrar superioridade para cima de Pedro Nobre no UFC São Paulo, onde amargou um “no contest” polêmico que gerou a demissão de Nobre, Iuri terá mais uma chance de provar seu valor na categoria, agora contra o estreante Iliarde dos Santos, outro ex-atleta do Jungle.
Em conversa com GracieMag, Wallid Ismail, empresário de Iuri, mostrou-se animado com a nova categoria do atleta.
“Ele está mais forte e muito veloz nos galos. Tenho certeza de que, em pouco tempo, ele estará no top da categoria. Não vejo o Iuri em outro lugar a não ser no topo”, disse um entusiasmado Wallid.
A nova chance de Iuri Marajó mostrar seu trabalho na categoria dos galos será no dia 18 de maio, no UFC no Combate 2, que terá Vitor Belfort vs Luke Rockhold na luta principal.
E você, leitor, acha que Iuri Marajó vai se destacar na categoria de Dominick Cruz e Renan Barão? Confira o card do UFC no Combate 2 e opine.
UFC no Combate 2
Arena Jaraguá do Sul, Jaraguá, SC
18 de maio de 2013
Vitor Belfort vs Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré vs Costa Philippou
Rafael dos Anjos vs Evan Dunham
Rafael “Sapo” Natal vs Chris Camozzi
Card Preliminar
Nik Lentz vs Hacran Dias
Francisco Massaranduba vs Mike Rio
Iuri Marajó vs Iliarde Santos
Paulo Thiago vs Lance Benoist
Gleison Tibau vs John Cholish
Fábio Maldonado vs Roger Hollett
Preliminar no Facebook
John Lineker vs Azamat Gashimov
Jussier Formiga vs Chris Cariaso
Lucas Mineiro vs Jeremy Larsen