Benson Henderson deveria entrar no UFC direto como desafiante ao cinturão, mas, na última apresentação pelo WEC, onde mantinha o cinturão de leves, acabou derrotado por Anthony Pettis.
Todas as categorias do WEC passaram a fazer parte do Ultimate, mas, por conta do revés, os planos de Henderson tiveram atraso. Precisou de mais três vitórias na organização (Mark Bocek, Jim Miller e Clay Guida) para finalmente ter a chance contra Frankie Edgar.
No UFC 144, na volta da organização ao Japão, Ben aproveitou a maior envergadura e o forte Jiu-Jitsu, quando atacou com uma justa guilhotina, para assegurar o cinturão por decisão unânime. Agora, o faixa-marrom deve ter revanche contra Pettis, responsável pela sua segunda derrota em 16 lutas e quem lhe tomou o título do WEC. Quem confirmou foi o próprio presidente da organização, Dana White, na coletiva após as lutas.
O UFC 144 levou novamente os grandes combates à Saitama Super Arena, palco de alguns dos maiores clássicos do extinto Pride. Entretanto, entre os lutadores locais no card, a maioria perdeu, num total de cinco derrotas contra quatro vitórias nipônicas.
Os bônus da noite valeram 65 mil dólares. A melhor luta foi para Henderson vs Edgar, o melhor nocaute foi o de Pettis sobre Joe Lauzon e a finalização ficou com o armlock de Vaughan Lee sobre Kid Yamamoto.
Confira os resultados:
UFC 144
Saitama Super Arena, Saitama, Japão
Dia 25 de fevereiro de 2012
Card principal:
Ben Henderson venceu Frankie Edgar por decisão unânime
Ryan Bader venceu Rampage Jackson por decisão unânime
Mark Hunt venceu Cheick Kongo por TKO no R1
Jake Shields venceu Yoshihiro Akiyama por decisão unânime
Tim Boetsch venceu Yushin Okami por KO no R3
Hatsu Hioki venceu Bart Palaszewski por decisão unânime
Anthony Pettis venceu Joe Lauzon poe KO no R1
Takanori Gomi venceu Eiji Mitsuoka por TKO no R2
Vaughan Lee finalizou Kid Yamamoto com um armlock no 1R
Riki Fukuda venceu Steve Cantwell por decisão unânime
Chris Cariaso venceu Takeya Mizugaki por decisão unânime
Issei Tamura venceu Tiequan Zhang por KO no R2