Para o presidente Dana White, o UFC Japão em 2012 e o primeiro reality show “The Ultimate Fighter” no Brasil, e na Rede Globo são sim, sinais da consolidação do MMA no mundo. Mas, para o cartola, isso é apenas uma pontinha do iceberg e do que o UFC pode conquistar.
Entre os planos de Dana para um futuro breve, está o sonho de botar vencedores dos TUFs em diversos países numa Copa do Mundo do MMA, e ver que país leva. Uma ideia e tanto, que White disse ter há cerca de cinco anos, e que para ele não deve demorar muito mais.
“O MMA se espalhou igual fogo, e não há nenhum país no mundo, eu digo isso literalmente, para o qual se possa apontar o dedo e dizer que ali não tem um grande lutador. Há um campeão em potencial em qualquer nação, hoje”, disse o presidente, em coletiva realizada pela internet nessa quarta-feira.
O ponto de partida dessa Copa do Mundo será mesmo o TUF tupiniquim, que White espera revelar diversos talentos. O programa com os lutadores brasileiros deve ser exibido nos EUA pelo canal Fuel, e os próximos TUFs internacionais devem ser no Canadá, nas Filipinas e na Inglaterra.
O UFC on Fox 1, com Cain vs Cigano, será exibido para 19 países, ao vivo.