O confronto diante do cubano Hector Lombard no UFC on FX 6, realizado na Austrália, na última sexta-feira, não acabou bem para o brasileiro Rousimar “Toquinho” Palhares. Além de ser derrotado pelo adversário, ele teve que sair do Gold Coast Convention Centre direto para o hospital, onde foi comprovada uma séria lesão no ligamento do pé direito, além da quebra de alguns ossos.
“Durante a luta meu chute estava encaixando. Mas logo no meu quarto chute atingi a canela do Lombard bem abaixo do joelho dele. Na hora escutei um estalo e sabia que tinha acontecido algum problema. Desse momento em diante fui sentindo o meu pé cada vez mais dormente e sem força até para andar pelo octógono. Foi uma situação bem complicada. Já passei por algo semelhante na luta contra o Jeremy Horn quando quebrei a mão durante o combate”, explicou Toquinho.
O lutador brasileiro foi ao hospital acompanhado pelo seu staff. Entre eles estava seu treinador, o mestre Murilo Bustamente, chefe da Brazilian Top Team. Ele agradeceu ao apoio do UFC e fez questão de elevar a moral de seu atleta e apontar os caminhos para o Toco se reerguer.
“Esse é um esporte que a todo momento o atleta tem que passar por cima de adversidades, seja na parte técnica, mental ou física. Agora o Rousimar tem que pensar em cuidar da lesão. O que passou, passou. Ele é um grande atleta e vai dar a volta por cima. Toda a equipe do UFC fez um bom trabalho desde o primeiro atendimento médico ainda no local da luta. A equipe do hospital local também fez rapidamente todos os exames de imagem necessários no Toquinho e com isso já começamos imediatamente o tratamento. O pé direito dele continua muito inchado. Ainda não temos previsão de quando ele poderá voltar a treinar”, afirmou Murilo.
O retorno de Rousimar Palhares para o Brasil está indefinido. Ele só poderá embarcar após liberação médica. Uma nova avaliação clínica será realizada ainda nesta semana.