Na semana do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu 2012, o GRACIEMAG.com encontrou Guto Campos administrando a reforma de sua escola em Porto Alegre. O gaúcho trocava uma ideia com o arquiteto sobre o vestiário feminino, mas ao mesmo tempo arquitetava seus planos para a temporada.
“Não consegui participar do Europeu (ele foi campeão absoluto em 2010) devido a essa reforma. Mas semana que vem vou para São Paulo treinar com meus companheiros do time da Atos, com foco na seletiva de Abu Dhabi em Gramado. Quero estar garantido lá nas Árabias para poder lutar tranquilo no Pan da IBJJF. E vou acompanhar o Europeu pela internet, quero ver quem está despontando neste início do ano.”
De olho nos oponentes nos tatames mundo afora
Outro gaúcho que ficou fora do Europeu devido a uma contusão, mas estará atento aos resultados, é Vinicius Corrales, o Pulga da escola Sul Jiu-Jitsu: “Voltei a treinar esta semana, quero estar forte para a Seletiva de Gramado. O resultado do Europeu servirá para a análise dos possíveis adversários.” Ano passado, Pulga foi campeão sem kimono e vice com kimono em Abu Dhabi, perdendo na final até 83kg para Cláudio Calasans, parceiro de Guto na Atos.
O carioca Igor Silva está em Portugal e vem com tudo neste primeiro semestre, emendando Europeu, seletiva em Gramado e Pan. As estrelas Marcus Buchecha, Moacir Mendes, Mário Reis, Giovane Guedes e Bruno Frazatto, assim como outros, também devem comparecer ao evento na Serra Gaúcha.
O primeiro semestre para a arte suave de fato promete. A Seletiva de Abu Dhabi em Gramado por si só já será um evento de altíssimo nível. Nos dias 10 e 11 do março, ainda, tem a seletiva do WPJJC de San Diego.
E para você, quem serão os grandes nomes do início da temporada, do Europeu ao Pan, passando por Abu Dhabi?