“Com um sobrenome desses, era duro ser criança na escola”, lembrou o médico Pedro Valente, de kimono, enquanto contava como começou no Jiu-Jitsu. “Meu pai me dizia que no tempo dele ele falava, ‘Que isso, sou Valente só no nome’, mas resolvi aprender a me defender”.
Foi assim, recheada de lições, lembranças, emoção e muitos abraços, a cerimônia de condecoração do cirurgião como faixa-vermelha de Jiu-Jitsu, ontem por volta de 20h30 da noite, na Gracie Humaitá, zona sul carioca, uma iniciativa do professor Relson Gracie.
Valente, que chegou a silenciar para brigar contra uma lágrima ao citar o velho amigo e mestre Helio Gracie, contou histórias deliciosas, de quando pegou em armas para defender outro velho amigo, o ex-governador Leonel Brizola.
Após retirar com cuidado e carinho a faixa-coral, com assinatura de Helio, Pedro Valente teve a faixa-vermelha amarrada pelos irmãos Relson, Royler e Rolker, e por seu primeiro professor, João Alberto Barreto, acompanhado de mestre Alvaro Barreto. Pelo telão, Rorion Gracie e Royce mandaram suas felicitações ao pai dos irmãos Valente, citados pelo pai casca-grossa: “Não fossem meus filhos e minha filha, eu não estaria treinando até hoje”.
Helio Gracie, como sempre, foi uma das estrelas, ao aparecer num vídeo antigo lembrando vitórias e façanhas de Valente, levando os graduados da Gracie Humaitá aos risos.
Pedro Valente entra assim num seleto clube de grandes mestres. Inscritos e oficializados pela IBJJF, são apenas nove, por problemas diversos de cadastro e informações junto ao orgão máximo que rege o Jiu-Jitsu no planeta. Confira a lista dos faixas-vermelhas do site da IBJJF, e para solucionar problemas com a documentação e oficializar sua nova faixa (de qualquer cor), visite www.cbjj.com.br/filiar.htm ou www.ibjjf.org/member.htm, ou mande um email para cbjj@cbjj.com.br ou ibjjf@ibjjf.org
Faixas-vermelhas 9º grau – até 2010 (IBJJF):
Carlson Gracie
Julio Secco
Osvaldo Alves
Reyson Gracie
Amelio Arruda (Associação Oriente)
Deoclecio Paulo (Deo)
Francisco Mansor (Kioto)