A paisagem do Jiu-Jitsu competitivo feminino está com uma peça faltando desde 2009.
Ana Laura Cordeiro, atleta meio-pesado da Gracie Barra, está ausente desde que sofreu uma contusão séria no cóccix.
GRACIEMAG falou com a professora e recebeu uma boa notícia sobre seu retorno às competições.
“Finalmente fiz minha cirurgia, em junho, no Brasil e agora estou no processo de recuperação. Enfim estou voltando a malhar, andar, subir escadas sem sentir a dor que eu estava sentindo nos últimos quatro anos”, disse Ana Laura.
Ela também falou da cirurgia: “Demorou cinco horas. O médico teve de cortar o músculo nas minhas costas e depois restaurá-lo com 50 pontos. Agora tenho quatro pinos de titânio e um negócio chamado de gaiola, que ajuda os discos a ficarem separados, prevenindo a compressão do nervo”.
Ana Laura falou da importância de encontrar o médico certo para a operação:
“Consultei muitos médicos, e a maioria disse que era arriscado demais e que havia uma chance de eu nunca mais ser capaz de treinar. Mas esse médico tinha 30 anos de experiência neste tipo de cirurgia, e me assegurou de que podia ser feita, e que eu ia poder treinar e competir de novo!”, comemorou a mineira, que hoje ensina na Califórnia.
A recuperação deve levar cerca de seis meses, mas Ana já tem metas definidas para o futuro próximo: “Quero voltar a competir no Pan 2014! O médico disse que tenho de esperar seis meses para voltar a treinar pesado, mas em dois meses já estarei rolando de kimono”.
Veja Ana Laura lutando contra Gabi Garcia no Pan 2009, em seu último torneio, como faixa-marrom.