O faixa-preta canadense Jake Mackenzie é mais uma fera confirmada no Europeu de Jiu-Jitsu, que rola entre os dias 24 a 27 de janeiro, em Lisboa.
O peso médio, que está treinando em Londres ao lado de Vinícius Marinho e Gabriel Ratinho, na GFTeam Inglaterra, conversou com o GRACIEMAG.com sobre o que espera encontrar em Portugal.
“O Europeu é sempre um torneio muito divertido, estou realmente animado para competir lá no final deste mês”, garantiu Jake, que analisou sua categoria. “Acabei de mudar para o peso médio, o que
fiz no fim do ano passado, então ainda não tive chance de competir contra todos os caras tops dessa categoria. Sei que a concorrência em Portugal será muito difícil, por isso estou ansioso para me testar contra quem estiver no peso”.
Conhecido pelo seu jogo versátil na meia-guarda, o canadense nos ensina hoje uma técnica plástica para atacar as costas.
“Na meia-guarda o jogo tem de ser agressivo, com uma série de variações, se não o cara consegue passar. É vital ter um monte de opções, para que você possa confundir o adversário”, ensina Jake.
Com a ajuda do campeão Roberto Cyborg, Jake primeiro ganha a esgrima (50s), pela axila de Cyborg, e com a outra mão envolve a perna do amigo. Depois, ele segura na lapela e passa por baixo do oponente (54s). O macete é tomar cuidado na hora de levantar o tronco, porque o adversário pode fazer o rolamento (1min15s). Ao puxar a lapela, faça então com que o adversário se desequilibre (1min46s), para depois fazer o rolamento final da posição (1min58s) e enfim chegar até as costas.