O que você faz quando cai na guarda fechada do parceiro de treinos? Se a sua resposta é “passo igual manteiga”, este vídeo não é para você.
Se, no entanto, você está tendo a postura quebrada e não tem conseguido passar, você pode aprender duas ou três coisas com Joe Scarola, professor da GB Long Island.
Para Joe, o detalhe principal é não deixar o adversário fazer pegada na sua lapela e quebrar sua postura. O ideal é estourar a pegada e fazer postura forçando o quadril do rival para baixo.
Aos 1mim17s do vídeo a seguir, nosso GMA mostra como estourar a pegada e fazer postura, para evitar qualquer surpresa ou ataque.
Aos 1mim33s, repare como o faixa-preta da Gracie Barra faz uma pegada na lapela e outra forçando o quadril para baixo. Feito isso, Scarola estica a perna direta e põe pressão na ponta do joelho para abrir a guarda.
A 1min40s, ele começa a trabalhar a passagem emborcada fazendo pegada na lapela com a mão esquerda; com a mão direita, Scarola segura a perna para passar.
Aos 2mim44s, ele mostra os detalhes da pegada na calça. A mão que segura a perna na hora da passagem de guarda precisa estar com o cotovelo posicionado para baixo, para que o seu braço não seja puxado para dentro de um triângulo.
Aos 2mim53s, Joe Scarola mostra como colocar pressão no quadril utilizando seu próprio peso. E destaca a pegada no fundo da calça, que tira todo o poder do oponente de repor a guarda. Agora é passar colado e ir para o abraço.
Curtiu? Aprendeu a passar “feito manteiga”? Comente com a gente.