Conhecido preparador físico, Rafael Alejarra encara um novo desafio. Na sua nova academia, na Califórnia, prepara pela primeira vez um atleta especialmente para o Jiu-Jitsu. Trata-se da fera Alexandre Ribeiro, que tenta o inédito tricampeonato absoluto no Mundial de Jiu-Jitsu. Confira algumas fotos desse trabalho e o bate-papo com o preparador de algumas das maiores feras da luta.
Esta é a primeira vez que você prepara alguém para o Jiu-Jitsu?
Nunca havia preparado alguém especialmente para o Jiu-Jitsu. A minha vida inteira trabalhei para o MMA. Mas é tranquilo. O Xande é uma pessoa fácil de se lidar, um atleta que se propõe a fazer o trabalho. Ele não reclama e estou gostando muito de trabalhar com ele. É a minha primeira experiência em preparar alguém para o Mundial de Jiu-Jitsu e dei sorte porque o Xande é um cara fácil de lidar. Estou muito contente e vou estar junto dele e do Saulo no Mundial. Vou ficar muito feliz de vê-lo ganhar esse tricampeonato no absoluto.
Então você acredita que ele vai estar voando para a competição?
Ele não vai estar voando, ele já está voando!
Qual a diferença de preparar alguém para o Jiu-Jitsu em relação ao MMA?
Uma coisa que trabalho com a galera do Jiu-Jitsu, diferente do MMA, é a isometria. No MMA usamos isso muito pouco e no Jiu-Jitsu quase tudo é isometria. É uma das características principais da modalidade. Também trabalho muito a pegada.
E como é essa preparação?
Fazemos também muito trabalho de agilidade com bolas e cones. Costumo colocar no treino as características do Xande para que ele possa desenvolver da melhor forma dentro do dojô.
Além do Xande, quem mais você está preparando?
Tenho puxado a preparação do Junior Cigano, Rogério Minotouro, Demian Maia, Cris Cyborg, KJ Noons e muitos outros aqui na minha academia, em San Diego, a MMA Conditioning High Performance Training.
[flickr set=72157624161230334]